Um Homem de Deus em Depressão - Sulamita Macêdo
Publicado em 29 de Janeiro de 2013 as 07:56:29 AM
Comente
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes. Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver. Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.
- Apresentem o título da lição: Um Homem de Deus em Depressão.

- Perguntem: Crente pode ter depressão? Aguardem as respostas. Certamente, haverá respostas positivas e negativas, chegando até a afirmações como: o crente que tem depressão não tem fé, está em pecado, deu lugar ao diabo etc.
- Então, apresentem exemplos de personagens bíblicos que passaram por este problema.
- Depois, utilizem a dinâmica “Foi a Gota D’água!”, que proporcionará momento de estudo sobre o tema da depressão na vida de Elias.
- Trabalhem outros pontos levantados na lição, além dos já abordados na dinâmica, sempre de forma participativa. - Para concluir, leiam o texto “Um Bom Dia para Morrer?” Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto Pedagógico: A utilização de Recursos Visuais na EBD
A todo o momento recebemos estímulos visuais e também auditivos que objetivam chamar nossa atenção, para determinados fins.
Mas, o que são recursos visuais? Entende-se que são imagens que facilitam a aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não, por exemplo: gravuras, objetos, mapas, cartazes, slides, filmes etc.

Vejamos, então algumas vantagens de sua utilização:
- Desperta a atenção
- Estimula o interesse e a percepção
- Torna a aprendizagem mais rápida
- Aumenta a retenção da aprendizagem
- Motiva a apresentação e o aluno
- Torna a aula mais atrativa
Sabendo dessas vantagens, o professor deve utilizar, sempre que possível, os recurso visuais, nas aulas da EBD, agregando também outras formas de facilitação da aprendizagem, conforme sua criatividade e condições.
Há uma pesquisa, muito difundida no meio educacional, que aponta o percentual de retenção da aprendizagem de acordo os sentidos envolvidos no ensino:
O aluno aprende: 20% do que ouve 30% do que vê 50% do que vê e ouve 70% do que ouve, vê e fala 90% do que ouve, vê, fala e faz
Observem que quando apenas ouvimos durante a aula, retemos apenas 20% do que foi falado. Mas, o percentual aumenta para 50% quando, além da fala, há elementos visuais. E vai aumentando quando participamos, refletimos e praticamos. Então, quanto mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será!
Então, professor, além de sua fala, agregue outros recursos ao ensino, buscando a participação do aluno para que haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do tema, tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança de paradigma da aula da EBD - aquela que comumente vemos: o professor falando e os alunos escutando… Para que na verdade isto aconteça é imprescindível uma tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem. “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve, compreende a palavra e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta e outro trinta.” Mt 13.23
Por Sulamita Macedo.
Publicado no blog Atitude de Aprendiz
Comentários
Postar um comentário
DEUS E FIEL