LIÇÃO 4 - PRESERVE O VERDE, AME O PRÓXIMO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: A ATUALIDADE DA MENSAGEM DA BÍBLIA
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi

LIÇÃO 4 - PRESERVE O VERDE, AME O PRÓXIMO

TEXTO BÍBLICO(Gn 1.1-26; 2.15)

ENFOQUE BÍBLICO
“E tornou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar” (Gn 2.15)

OBJETIVOS
Convenceros alunos que precisam se conscientizar quanto à preservação de nossos ecossistemas.
Enfatizarque ser um defensor da natureza é uma tarefa de cada cidadão, principalmente de salvo em Cristo, pois esse é um dos deveres da humanidade desde o principio (Gn 2.15).
Deixarclaro que, em matéria de prioridade, o ser humano tem muito mais valor que as belas paisagens da natureza e os animais. Daí a necessidade de amarmos os nossos semelhantes.

INTRODUÇÃO
Nesta lição devemos nos conscientizar que cada cidadão é responsável pela preservação da natureza. Principalmente os salvos devem desempenhar papel importante na sociedade e é claro, priorizando o ser humano, entendo que o valor de uma criança abandonada é muito maior que de um cachorrinho perdido, por mais engraçadinho que seja. Ambos precisam ser cuidados, mas a prioridade deverá sempre ser com o ser humano.

PRESERVE OS ECOSSISTEMAS
(e.cos.sis.te.ma)
sm.
1. Ecol. Conjunto das relações de interdependência dos seres vivos entre si e com seu meio ambiente; BIOGEOCENOSE
[F.: eco -1 + sistema.]
               “A percepção da natureza como provedor praticamente inesgotável das necessidades do     homem tem sofrido contínua e acelerada revisão, motivada não só pela evolução dos conceitos a partir de avanços nas ciências e seus métodos de prospecção e análise, mas também pela constatação factual, cada vez mais evidente, dos danos que a exploração descontrolada de recursos e a intervenção predatória do homem nos sistemas naturais têm causado (mudanças climáticas, extinção de espécies, poluição, desertificação etc.). A natureza passou a ser vista não como um acúmulo aleatório de potenciais recursos para o homem, mas como uma estrutura (na verdade muitas estruturas regionais), organizada nas relações entre seus diversos elementos para dar-lhe estabilidade e continuidade. Essa estrutura é o ecossistema, ou seja, o sistema integrado de elementos da natureza (terreno, minerais, vegetação, recursos hídricos, clima, animais etc.) num certo espaço geográfico que, através das relações entre esses elementos (como, por exemplo, as da cadeia alimentar nesse espaço), se mantém e se renova. Qualquer alteração dessa estrutura além de um nível por ela aceitável pode determinar a falência da estrutura inteira. Dessa comprovada percepção adveio a importância dos estudos e práticas que visam à conservação, preservação da biodiversidade etc., no sentido de proteger ecossistemas em benefício da natureza, e do próprio homem”[1]
e.co.lo.gi.a)
sf.
1. Biol. Ramo da biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem; MESOLOGIA
2. Estudo das formas de interação das comunidades humanas e seu meio ambiente.
3. Conjunto de ideias ou movimento em defesa da preservação do meio ambiente
4. Fig. Pop. A natureza, o meio ambiente em equilíbrio; os elementos (montanhas, mares, rios, flora, fauna etc.) da natureza sem interferência humana
[F.: Do fr. écologie, do ingl. oecology, do al. Ökologie (criado em 1866 pelo biólogo e zoólogo alemão E. H. Haeckel [1834-1919]); ver eco-2 e -logia.]

Ecologia cultural
1 Antrop. Corrente cujo foco principal de investigação é a relação, nas diversas sociedades, entre características socioculturais (comportamentos, organização) e modos de aproveitamento e adaptação ao ambiente.
Ecologia humana
1 Parte da ecologia que trata das relações entre as sociedades humanas e o meio ambiente.
Ecologia vegetal
1 Parte da ecologia que trata das relações entre as plantas e o meio ambiente em que vivem[2]
Bem as definições deste e outros dicionários trás nos entendimento necessário sobre o assunto a ser estudado. Ouvimos constantemente ou lemos em jornais revistas etc.., que a água potável vai acabar, que existe problemas na camada de ozônio, animais de alguma espécie estão entrando em extinção. Ainda há reclamações que o verde esta desaparecendo, reservas florestais aos poucos vêm sendo devastadas.
A camada de ozônio, por exemplo, é uma capa de gás que envolve a terra protegendo-a de radiações, principalmente dos raios ultravioleta que causa o câncer de pele. O grande numero de indústrias produzindo juntas o clorofluorcarbono,atingirá a camada de ozônio destruindo as moléculas, causando a destruição desta camada da atmosfera. Essa camada é necessária como já falamos devido à poluição abre-se buracos permitindo a transmissão dos raios ultravioletas nocivos deixando a terra sensível e maior.

A preocupação dos estudiosos e das autoridades em diminuir o gás cloroflourcarbono tem sido constante, porem não está conseguindo evitar que o buraco aumente. Para que aja garantia de sobrevivência da espécie humana é preciso que evite o Maximo esse gás, principalmente nos refrigeradores. A região mais afetada é a Antártida, principalmente no mês de setembro, época em que misteriosamente a camada de ozônio é sugada da atmosfera. Um fenômeno que permite a entrada de raios ultravioletas numa área de 31 milhões de quilômetros quadrados, essa extensão é maior que toda a America do Sul.
Em todas as demais áreas a camada fica sensível neste período, supõe que o homem já tenha destruído em torno de 3 a 7% do ozônio. Cientistas prevêem um maior numero de cancerosos em varias partes do planeta, alem de consideráveis desequilíbrios no clima, resultado no efeito estufa e com o descongelamento das geleiras polares, haverá inundações em muitos territórios hoje habitados.[3] Outra questão importante é a água potável, hoje mais de 1 bilhão de pessoas não tem acesso a água potável, imaginam daqui a alguns anos mais de 3,2 bilhões sofrerão com a escassez. Estima-se que 1,7 milhões de pessoas morrem anualmente devido a algum tipo de poluição nas águas.  O relatório da ONU prevê que em 2050, mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima de água para as necessidades básicas. Com isto cientistas imaginam que a próxima guerra mundial não será mais pelo petróleo e sim pela água.

A fauna silvestre também tem sofrido consideráveis ataques, cerca de 12 milhões de animais silvestres são comercializados anualmente, somente das matas brasileiras. Essa estatística pode chegar a 38 milhões em números reais. Há uma luta constante, pois vários animais já entraram em extinção outros tende a se extinguir. Os homens esquecem que a fauna é um patrimônio da humanidade, com essas devastações desequilibram o meio ambiente. Deus ao criar o mundo, não criou os animais como algo imprestável, na verdade há um funcionamento em cadeia e isto mantém o equilíbrio.
O desmatamento, por exemplo, degrada os ambientes naturais, com o desaparecimento de massas florestais, causada pela atividade humana em procura de solo para o cultivo agrícola ou a exportação de madeiras. A conseqüência do desflorestamento é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono, tal acontecimento reduz a capacidade do meio ambiente absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, agravando o problema do aquecimento global. O relatório do governo Federal em agosto de 2006 – é de aproximadamente 40 milhões de metros cúbito, apenas 9 milhões foi autorizado. O desmatamento no Brasil é o maior do mundo, esse acontecimento tem contribuído com o aquecimento global.

Qual a nossa culpa em tudo isso? Geralmente gostamos de fugir das responsabilidades coletivas, imaginamos que nada temos com tudo isto uma vez que não estamos fazendo algo que seja errado. Não devemos ser uns ecochatos, mas é nosso dever ajudar na proteção dos ecossistemas, fazer isso com sabedoria e temor de Deus em nossos corações. As arvores de nossas grandes cidades estão desaparecendo, quase não há mais verde, tal acontecimento é nocivo a toda sociedade, que não podendo respirar o ar puro tem seu tempo de vida diminuído.

PRINCIPALMENTE O SALVO TEM O DEVER DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.
Em um encontro promovido pela ONU em 1972 o dia 5 de junho, passou a ser comemorado o dia do meio ambiente, desde então tem se criado documentos, secretarias para conscientização da população, sobre os males causados pela poluição. O objetivo é que cada um se conscientize, quanto ao jogar lixo nas ruas e sobre o uso de produtos poluentes, se cada cidadão fizer a sua parte, o mundo será transformado trazendo vida melhor aos futuros habitantes.
Outro evento importante foi a ECO 92 no Rio de Janeiro, naquela ocasião criou-se a Agenda 21 que é um conjunto de resoluções. Dentre os tratados podemos destacar: proteção a atmosfera; planejamento e ordenação no uso dos recursos da terra; combate ao desmatamento das matas e florestas no mundo; preservação dos diversos ecossistemas do planeta com atenção especial aos ecossistemas frágeis; preservação dos recursos hídricos; principalmente das fontes de água doce do planeta.[4]

O problema é que uma grande parcela da sociedade, nem sequer procura saber disto, alguns sem consciência alguma no dia planta uma arvore. A uma reclamação para com a classe política sobre as enchentes, por exemplo, mas a pergunta é: qual é o fenômeno promovedor de tudo isto? Os rios das cidades estão cheios de lixo, dejetos de esgotos etc.., não se respeita as margens para edificar construções. Não quero aqui defender políticos de suas responsabilidades, mas não são os governos que jogam lixo nos rios, mas a população em geral. Nas grandes cidades onde o problema é maior, milhares de sacolas de lixo estão espalhadas em terrenos baldios, calçadas, são jogadas em bueiros e conseqüentemente chegam aos rios. Há uma grande quantidade de materiais plásticos jogado por ai, esse material alcançara varias gerações entes de ser destruído. As pessoas deveriam ter entendimento sobre esse assunto, principalmente os salvos têm por obrigação, cuidar do meio ambiente.

Falar mal das autoridades nada resolve, principalmente para o cristão, que tem por dever ser o primeiro a cuidar da natureza. Nós não só percebemos o mundo como também o organizamos, o mundo que vemos tem a nossa impressão, na verdade o mundo é significado por nós. A palavra kosmos em grego para significar mundo é o mesmo que cosméticos que é igual dar uma ordem bela. Em latim a palavra mundo significa organização de nosso horizonte, todos nós estamos relacionados ninguém vive sem mundo (meio ambiente).[5]

O  VALOR DO SER HUMANO EM RELAÇÃO AS PAISAGENS E DOS ANIMAIS.
Existem como já sabemos inúmeras ONGs procurando proteger as plantas e principalmente os animais, procuram ver a situação dos cachorros de rua, dos animais circenses enfim a diversos programas e leis que cuidam dos ecossistemas. Não existem um texto bíblico que de apoio direto a essas questões, a Bíblia oferece perspectivas, atitudes e valores que não são passageiros e que dizem a respeito à relação entre a humanidade e todo o mundo criado.

Ao ser humano cabe uma atitude de gratidão pela criação (1Tm 4.4-5), ao criar toda os ecossistemas Deus disse que tudo era bom. Todas estas coisas foram criadas por causa do homem e é bem verdade que sem a água, o oxigênio etc.., o ser humano não consegue viver. Porem ao que parece e é bem visível isso, os animais são mais protegidos que os homens e que há mais preocupação com a fauna, com o verde do que com o ser humano. É importantíssima a preservação do meio ambiente, mas não podemos nos esquecer do amor ao nosso próximo. Esse amor segundo a Bíblia é o segundo mandamento, sendo o primeiro amar a Deus de todo o coração e entendimento.[6]

As leis para quem maltrata os animais são severas, algumas são inafiançáveis, quanto ao mau trato dado ao ser humano parece não haver lei. Na verdade elas existem, mas a morosidade é tamanha que em muitos casos a justiça nem é procurada. Quem tanto se preocupa com os mendigos, as crianças nos faróis, o drogado debaixo de viadutos ou em bueiros? Sim! Há um pequeno numero que levam comida aos moradores de rua, outros no natal levam alguns presentes para as crianças desamparadas, mas e os outros dias?
Existem centenas de ONGs em São Paulo que cuida de animais abandonados a Uipa, viabiliza cerca de 1200 adoções de cachorros ao ano. Quantas cuidam de crianças abandonadas? Quantas adoções são feitas ao ano? Quantos crentes salvos se preocupam com isto? A verdade é que às vezes não há preocupação em nós nem com a alma do pecador, quanto mais se ele precisa de uma casa para morar, de um abrigo para se esconder da chuva. Em alguns casos se o encontrarmos  um mendigo em nossas garagens, chamamos a policia e se um for um animal silvestre, por exemplo, chamamos os bombeiros e a TV, provavelmente dará cobertura. Quem é o meu próximo? ( Lc 10.25-37).

CONCLUSÃO
Cuidar do meio ambiente sem amar o próximo é esquecer-se do mais importante. O meio ambiente existe por causa do homem, cuidando educando do homem haverá preservação dos ecossistemas. Aquela história do quebra cabeça, cabe bem aqui: Conta-se que um pai deu ao filho um quebra cabeça, cuja configuração era o mapa-múndi, todo retalhado em pedacinhos, rapidamente o menino montou o quebra cabeça. O pai ficou admirado e perguntou o motivo da rapidez, e o menino disse:   - é  que atrás o desenho é de um homem, concertei o homem!

OBRAS CONSULTADAS
  • WILKIPÈDIA



Colaboração para Portal Escola Dominical  – Pr. Jair Rodrigues







[1] Dicionário Aulete
[2] DICIONARIO - AULETE
[5] Aula de fenomenologia, Prof. Rui 11/11/09 UMESP
[6] Mt 22.37,38,39,40

Comentários