LIÇÃO 2 - MAIS ATUAL QUE NUNCA!

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
1º Trimestre de 2013
Tema: A ATUALIDADE DA MENSAGEM DA BÍBLIA
COMENTARISTA: Ciro Sanches Zibordi

LIÇÃO 2 - MAIS ATUAL QUE NUNCA!

TEXTO BÍBLICO(Is 40.6-9 e 1Pe 1.22-25 )

ENFOQUE BÍBLICO
“ESCUTAI a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca” (Sl 78.1)

OBJETIVOS
Provara seus alunos que a Bíblia é de origem divina, pois sua mensagem foi inspirada pelo Espírito de Deus (2Pe 1.21).
Ensinarque o propósito de Deus é que  O conheçamos através de sua mensagem escrita, e assim alcancemos a salvação (Os 6.3; Rm 1.16; Ef 1.13)
Mostrar, por meio de exemplos, que os princípios apresentados nas Escrituras para nós permanecem os mesmos (1Pe 1.23)

INTRODUÇÃO
"Eu amo a Bíblia, eu leio-a todos os dias e, quanto mais a leio tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas, mas, eu a amo, amo a sua simplicidade e amo as suas repetições e reiterações da verdade. Como disse, eu leio-a quotidianamente e gosto dela cada vez mais." (D. Pedro II)
Muitas autoridades mesmo céticas reconhecem que a Bíblia é um livro diferenciado e que há um autor inquestionável. Não se pode compreender um crente que não ame o Livro Santo de Deus passa meses, sem se sequer abri-la para ler. Você sabe a origem do livro que você carrega com o nome Bíblia?


BÍBLIA: LIVRO DE ORIGEM DIVINA
Como podemos saber a origem da Bíblia? Teria ela origem em Deus? Como podemos provar? São três perguntas que se fazem necessárias responder, pois, há muitos que de nós esperam tais respostas. Você sabe responde-las? A primeira pergunta sobre a origem da Bíblia, não basta apenas respondermos que vem de Deus, precisamos provar. Quase todos nós esquecemos aquilo que nos é falado, mas o que está escrito e assinado, não há como. Deus no seu infinito saber conhecendo nossa fraca memória, não nos procurou para deixar uma mensagem falada daquilo que ele queria de nós. Se tal fato acontecesse com o passar dos tempos ficaríamos confusos, pois não nos lembraríamos de tudo.

 Uma mensagem oral com o passar dos tempos vai se modificando, os historiadores ou quem ficassem encarregados para transmitir as gerações, com isso perderiam a credibilidade, por haver mais de uma interpretação do assunto. Então sendo assim, Deus deixou as Escrituras, para que por ela O conhecêssemos. É de Kant a seguinte frase: “fazem bem em basear a sua paz e piedade nos Evangelhos porque somente neles está à fonte das verdades profundas e espirituais, depois de a razão haver explorado em vão todas as possibilidades”. Hegel, próximo a morte, pediu para que lesse a Bíblia para ele e confessou, caso tivesse mais tempo de vida faria da Bíblia seu único livro de estudo.

Conta na biografia de Louis Pasteur "Certa vez, na França, um senhor de 70 anos viajava de trem, e ao seu lado, um jovem universitário lia o um livro de ciências. O senhor por sua vez lia um livro de capa preta que o jovem percebera tratar-se da Bíblia, aberta no Evangelho segundo Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho senhor e perguntou:

- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?
- Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado?

- Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.
- É mesmo?E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia?
- Bem, respondeuo universitário, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe seu cartão que eu lhe enviarei material sobre o assunto pelo correio, com a máxima urgência. O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário.
Quando o jovemleu o cartão, ficou pálido e saiu cabisbaixo de vergonha.
No cartão estava escrito: Professor Doutor Louis Pasteur -Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França.
O fato acima, descrito na biografia de Pasteur, teria ocorrido em 1892."
Autoria desconhecida.


Vamos responder as perguntas? Você já é capaz? As provas estão no próprio livro:
a)      As tabuas da lei preservadas (Dt 10.5)
b)      O livro conservado pelos Levitas (Dt 31.24-26; 2Rs 22.8)
c)      Aceitação e Reconhecimento da autoridade do livro (Dt 31.10-13; 2Cr 17.9)
d)      As decisões reais deveriam se tomadas pelo livro (Dt 17.18-20)
e)      A desobediência ao livro trouxe cativeiro (Ne 1.7-9)
f)       O reconhecimento ao livro trouxe os cativos de volta (Ed 3.2)

Todas as Escrituras como já vimos na lição anterior Cristo está exposto em cada livro, o próprio Jesus traz a memória o valor do Livro (Mt 22.29). O apostolo Paulo reconhece a inspiração divina em toda a Escritura (2Tm 3.16). Não há o que discutir, provado está que a Bíblia tem origem em Deus e a prova disto é que até alguns céticos reconheceram o poder divino exarado em todas as Escrituras.

CONHECENDO A DEUS PELA SUA MENSAGEM
A mensagem escrita pela qual podemos conhecer a Deus está na Bíblia Sagrada, Deus se revela na Bíblia. Ela forma uma unidade completa, permitindo o encontro entre Deus e o homem. Era necessário como já frisamos no ponto acima que se formasse um Cânon sagrado que identificasse a revelação de Deus. Entre os judeus tal necessidade se sentiu bem cedo, passaram com isto a guardar os escritos sagrados. Esses livros foram com o tempo se tornando normativo para a comunidade judaica que os acolheu como Canônicos. É claro que critérios foram tomados, para estabelecer a canonicidade.

Não podemos imaginar que os livros do Antigo testamento foram aceitos assim de qualquer forma. Os autores sagrados registraram, de forma escrita, as revelações e mensagens que recebiam de Deus, escreviam para que seus descendentes recebessem também a orientação (Ex 17.14; Dt 31.24; At 7.38). Igualmente, os escritos passaram pela aprovação dos rabinos judaicos e provaram que eram inspirados por Deus, ou seja, a mensagem veio do Criador. O profícuo trabalho dos lideres da igreja primitiva em procurar saber se de fato aquela palavra escrita era oriunda de Deus, ou era apenas um pensamento humano exarado ali. Para isto eles evocaram o saber do Espírito Santo e entendiam que aquela escritura apreciada continha a virtude que transformasse vidas, pela revelação divina.

É impressionante o agir divino para que hoje O pudéssemos conhecê-lo por meio deste livro. Em um longo processo foi se formando o Cânon sagrado, a ação do Espírito Santo é imprescindível na escolha dos livros sagrados. A averiguação criou algumas expressões como “Apócrifos”, livros não aceito pela comunidade cristã como inspirados, embora a igreja Católica no Concílio de Trento (1545 -1563 dC) os tenha aceitado.  Deus usa os seus servos, a quem ele quis para que escrevesse, mas houve um momento em que outros escritos se misturam e com muita sabedoria e ação do Espírito Santo, são conhecidos como “impuros” e retirado do Canon divino.

O livro de Tobias, por exemplo, é uma história novelística e cheio de heresias e superstições. O de Baruque, ensina a interceder pelos mortos, o de  II Macabeus incentiva a missa pelos mortos e assim por diante. Como Deus poderia salvar o homem através de histórias e heresias? Mas os sessenta e seis, sendo 39 no AT, são 929 Capítulos e 23.214 versículos, foram aprovados por Jesus (Mt 7.12; 22.19;Lc 4.21; Jo 5.39). Os apóstolos e a igreja primitiva (At 8.35;17.11; 18.24; Rm 4.3). Já o NT, é composto de 27 livros, 260 Capítulos e 7959 versículos, a maior prova de que eles são inspirados e que é a Palavra de Deus é a nossa salvação. Milhares de pessoas têm aceitado a Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas. ( Rm 1.16,17; 2Tm 3.16; 2Pe 1.20; 3.16)

SUA MENSAGEM É INFALIVEL
Segundo se sabe o Brasil já está em sua sétima constituição, a atual já recebeu dezenas de emendas. Algumas leis são mudadas sem consulta previa dos cidadãos em volta do mundo. Lideres poderoso mudam leis estatutárias em benefícios próprios e procuram mostrar erros naquilo que criaram anteriormente. As mensagens escritas perdem seu teor com o passar do tempo. A mais antiga das constituições, o famoso código de Hamurabi, datado como 2200 aC,  nem se quer existe  mais.

A Bíblia, Palavra de Deus é sempre a mesma, as mensagens nunca mudaram, nada, no livro santo é antiquado. É bem verdade que O Livro de Deus tem sido atacado de todas as formas, Deus tem sido considerado um Criador severo para com as suas criaturas. Na verdade o que Saramago quer dizer em seu livro recém lançado intitulado “Caim”,  é que no mundo atual, não cabe mais um deus assim. Mas o que se pode mudar? Os pecados que outrora era condenado como: o roubo, o adultério, a mentira, o subornar, o homicídio etc. Continuam sendo pecado e agressão contra o Criador.

Não há um Deus no AT e outro no NT, como afirmam alguns, quando Jesus se refere a pecado no AT ele disse: “Eu, porem, vos digo”. Jesus com esta expressão chama atenção para algo que devemos atentar aqui, que é a intenção (Mt 5.21-26; 27-30). O que é uma intenção? Não é uma palavra colocada de modo errado, como o jornalista que ofendeu os garis quer se desculpar de uma palavra infeliz. Aquilo não é uma palavra infeliz ou falada num momento errado é o que ele pensa da classe ofendida. Algumas palavras que falamos não é pecado, pois são força de expressão ou são interpretadas de modo errado. Mas as nossas intenções, essas sim são perigosas e nos condenam diante de Deus que é Santo e jamais mudará seus conceitos em relação ao pecado (Is 59.2).
Mas o nosso Deus é misericordioso para com o pecador, dando lhe a oportunidade de salvação. E para com os que já o reconhecem como Salvador e Senhor ele é fiel para cumprir suas promessas, elas não mudarão jamais. Deus prometeu o nascimento do Salvador, já cumpriu, falou de sua morte na cruz e ressurreição já cumpriu, prometeu a descida do Espírito Santo já o desfrutamos desta benção. Certamente as demais promessas também se cumprirão não tenham duvida, sua Palavra não falhará. DEUS È INFALIVEL.

CONCLUSÃO
O agir de Deus está na vida e na história da humanidade, o objetivo é levar a efeito o plano de salvação. Não há como entender tal feito a não ser pela Bíblia a Palavra revelada de Deus. Os vários termos gregos e hebraicos usado para expressar o conceito de revelação tem como significado: arrancar algo que cobre (Is 47.3; Am 3.7). Assim também o termo grego para revelação trás a idéia de tornar conhecido o Evangelho (Gl 1.12).
OBRAS CONSULTADAS
·         SILVA, Antonio Gilberto – Bibliologia – EETAD- Campinas – 1995
·         BIBLIOLOGIA I - Modulo I – ICP – Jundiai –SP
·         BANCROFT, Emery H – Teologia Elementar – EBR – SP – 2006
·         A ORIGEM DA BIBLIA – Modulo A Bíblia e a Igreja – ICI-FAETAD – Brasil – 1988
·         HORTON, Stanley M –  A Palavra Inspirada de Deus - Teologia Sistemática – CPAD - 2005


Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues

Comentários