A LONGA SECA SOBRE ISRAEL

ELIAS E ELIZEU
Um Ministério de Poder para toda a Igreja


A LONGA SECA SOBRE ISRAEL

Lição 3 - 20 de Janeiro de 2013
Texto Áureo: 2 Crônicas 7.14 "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra"
Leitura Bíblica em Classe: I Reis 18.1-8

O QUE NOS ENSINA A LONGA SECA SOBRE ISRAEL

Introdução: Pela Teologia história aprendemos muito a respeito com os fatos, situações, personagens, lugares, obediência, rebeldia, idolatria, apostasia e uma variedade de coisas que estão registradas no Antigo Testamento. Desse modo é através de todo esse conteúdo registrado que tiramos muitas lições daquele tempo trazendo para os nossos dias. Essas lições são interpretadas fazendo uso da Teologia exegética a qual nos dará uma profunda compreensão dos textos bíblicos e aprendermos cada vez mais com os erros e acertos do povo de Israel; assim também podemos saber qual é a boa e perfeita vontade de Deus em nossas vidas. A bíblia diz assim: “Timóteo 3.16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”; Assim entendemos que o Antigo Testamento não se compreende sem o Novo Testamento e o Novo Testamento não se compreende sem o Antigo Testamento. Diante disso não podemos ficar presos só a parte histórica, pois fazendo assim estaremos apenas contando história durante a ministração da aula sem qualquer subsídio para desenvolvermos a nossa compreensão e edificação. Aqui nesse texto que estamos estudando, Elias já havia passado por dois propósitos divinos; sendo um no Querite e outro com a viúva de Sarepta, onde ele recebeu preparação e sempre aguardando a ordem de Deus para dar o próximo passo. Aqui aprendemos que Elias não dava um passo sem a direção divina e esse era o segredo do sucesso do seu ministério. Elias sempre esperou confiando pela fé, que Deus lhe mostraria o passo seguinte. Quantos passos que estamos dando sem a direção de Deus? Essa é uma pergunta que devemos fazer para nós mesmos.
1. ENSINA QUE DEUS É SOBERANO E ESTA NO CONTROLE DE TUDO
I Reis 18.1 E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do Senhor veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.
* Aprende-se que somente Deus pode abrir e fechar a porta da benção - Apocalipse 3.7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Elias estava sendo procurado por toda a terra por ordem de Acabe, e, agora Deus o manda se apresentar diante de Acabe e falar com a autoridade divina que daria chuva sobre a terra. Acabe e Jezabel certamente recorreram aos seus deuses; (baal e asera) durante esse período de seca e não obtiveram qualquer resultado. Deus impôs um juízo, e, esse juízo tinha o propósito de disciplinar o povo de Israel que coxeava entre dois pensamentos. Quando Deus disciplina individualmente ou coletivamente, não adianta recorrer a qualquer meio, pois ninguém escapará dele. A forma e a maneira em que Deus realiza os seus atos, é pela sua absoluta soberania, independente da vontade dos homens, e diante da qual o poder dos homens é irresistível. Ele abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre. Ele opera o querer e o efetuar, e, quando Ele opera, ninguém pode impedi-lo.
2. ENSINA QUE POR SER SOBERANO DEUS MUDA AS CIRCUNSTÂNCIAS
I Reis 18.2 E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.
* Aprende-se que somente Deus pode modificar as circunstâncias adversas – Deuteronômio 32.39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
Elias embora em perigo de morte, pois Acabe havia ordenado que ele fosse procurado por toda a terra, não questionou a ordem do Senhor para ir ao encontro desse rei. Acabe estava com o coração cheio de ódio e na sua cegueira espiritual julgava ser Elias o responsável por aquela situação não querendo entender de que se tratava de um castigo do Senhor Deus. Acabe precisava saber que o Senhor é o único Deus, Ele é que inflige dores quando quer e as sara quando quer entre o seu povo. Ele mata e Ele vivifica, de acordo com a necessidade de cada caso; mas sempre com o propósito de disciplinar objetivando a restauração dos indisciplinados. Na realidade os juízos que Deus impõe são sinônimos do seu amor para com as almas. Isso é uma grande verdade que muitos não conseguem compreender. Muitos quando estão sob o julgamento de Deus, ao invés do arrependimento passam a murmurar e muitas vezes até a blasfemar. As obras de Deus são incansáveis. Ninguém pode deter o Senhor quando Ele resolve punir alguém pelas suas transgressões. Nada fica impune diante do dele, pois se houvesse impunidade a corrupção ficaria generalizada. Aos nossos olhos Deus pode tardar nos seus juízos, mas Ele age no seu tempo e nunca falha.
3. ENSINA QUE CIRCUNSTÂNCIAS QUE DEUS GERA O HOMEM NÃO MUDA
I Reis 18.3 E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao Senhor,
* Aprende-se que o Deus onisciente sabe as intenções do coração do homem – Provérbios 5.21 Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas.
Acabe no meio de todo aquele caos não estava preocupado com a necessidade do povo e sem esboçar qualquer ato de misericórdia quanto a isso, na verdade estava mais preocupado em cuidar da necessidade dos seus animais. Acabe chama Obadias e delega a ele uma missão de buscar recursos para os seus animais. Na pessoa de Obadias vemos um homem que embora fosse um administrador no reino de Acabe, era um homem temente e fiel a Deus mesmo tendo que conviver no meio de toda aquela idolatria. Quem é temente a Deus sabe conservar a sua espiritualidade independente do ambiente que esteja convivendo. A visão divina não perde uma única coisa, mas vê tudo. Nenhum homem pode ser justo sem ser visto e confirmado por Deus. Seus olhos estão sobre tudo que o homem faz e Ele recompensa ou pune de acordo com o que vê. Quando um homem como Obadias se encontra na vereda correta, marcado pela obediência a palavra alcançará os resultados favoráveis vindos da parte do Senhor, pois Ele se deleita nisso. O deleite de Deus ocorre quando o homem permite que o seu Espírito o oriente e quando isso acontece o seu servir sempre o encaminhará a fazer o que é bom
4. ENSINA QUE O HOMEM NÃO PODE MUDAR OS DESÍGNIOS DE DEUS
I Reis 18.4 Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
* Aprende-se que Deus está com seus olhos atentos aos bons e aos maus – Provérbios 15.3 Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons
A rainha Jezabel na sua fúria descontrolada diante de uma situação que os seus profetas malignos não conseguiam reverter, voltou-se contra os profetas do Senhor ordenando que fossem mortos. Porém os olhos do Senhor estavam contemplando toda aquela maldade e através de Obadias esses profetas que conseguiram escapar de Jezabel se esconderam em cavernas e foram cuidados e alimentados pelas ações e esforços desse homem bom. É maravilhoso saber que Deus sempre tem os seus fiéis remanescentes. É como se Deus estivesse numa alta torre de vigia olhando constantemente tudo aquilo que o homem faz de bom ou ruim. Ele é o Deus que tudo sabe e a tudo vê. Ele vê o bem que está sendo feito e todo o trabalho que é proveitoso ao reino não é vão no Senhor. Porém quanto ao mal que o homem pratica não escapará da sua punição, pois Ele não tem o culpado por inocente. Os olhos de Deus veem, e, compreende tudo, para então aplicar a sua providência positiva ou negativa conforme o procedimento do homem. O Criador continua presente em sua criação, intervindo, punindo ou recompensando.
5. ENSINA QUE OS DESÍGNIOS DE DEUS NINGUÉM PODERÁ ATENUAR
I Reis 18.5 E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas, e não percamos todos os animais.
* Aprende-se que Deus ao impor os seus juízos ninguém poderá remediar - Isaías 14.24 O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.
Acabe comissionou a Obadias com a missão de percorrer toda a terra com a responsabilidade de encontrar água. A maior preocupação de Acabe era mais para com os seus animais do que com a sua própria alma. Esforçava-se na procura de água e pastagens, mas em nenhum momento procurou buscar o favor de Deus. Tentava em vão remediar aquela situação para torná-la favorável, porém todos os seus esforços seriam em vão. Nenhum poder na terra pode impedir Deus de realizar os seus planos e propósitos. O homem jamais encontrará paliativos para tentar amenizar os castigos divinos. Devemos entender que Deus ao enviar seus juízos estará sempre presente para garantir o fluxo dos acontecimentos e não permitirá jamais que o homem venha a interferir na sua vontade. O que é determinado pelo poder do alto sempre se cumprirá até o fim, doa a quem doer, pois operando Ele ninguém impedirá.
6. ENSINA QUE ATENUAR OS JUÍZOS DE DEUS IMPLICA EM FRUSTRAÇÃO
I Reis 18.6 E repartiram entre si a terra, para a percorrerem: Acabe foi à parte por um caminho, e Obadias também foi sozinho por outro caminho.
* Aprende-se que Deus dá direção ao justo, mas o injusto será confundido – Hebreus 6.10 Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
Acabe no desespero de atenuar as coisas por seus próprios meios enviou seu servo Obadias por um caminho, enquanto ele seguiu por outro. Enquanto muitos do povo estavam morrendo, Acabe em nada estava se importando. A sua preocupação era não deixar que os seus animais continuassem a morrer por falta de água e pasto. Tem gente que se preocupa mais com os animais do que com os da sua família. Temos que avançar sempre no caminho da responsabilidade com boas obras e labor procedente do amor de Deus. Tudo que for feito a qualquer um em nome do Senhor não ficará sem recompensa. O que fazemos em benefício de outros, Deus aceita como feito a Ele mesmo. Podemos esperar recompensas pelo trabalho de amor que realizamos aproveitando sempre todas as oportunidades para exercê-las. Temos que seguir os bons exemplos daqueles que nos precederam para estarmos caminhando com esperança e confiança nas promessas de Deus. Os que nos precederam creram nessas promessas e as herdaram chegando com segurança ao céu. O caminho que eles percorreram para alcança-las foi o da fé e da paciência. Essas são virtudes que adquirimos quando praticamos o exercício da fé em nossa vida. Se pretendermos herdar o que eles herdaram, precisamos imitá-los no seu caminho de fé e paciência. É com esses exemplos de perseverança que participaremos assim como eles das bênçãos celestiais.
7. ENSINA QUE NÃO SAIRÃO FRUSTRADOS AQUELES QUE TEMEM A DEUS
I Reis 18.7 Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?
* Aprende-se que Deus conhece e opera a favor de todos que lhe são fiéis – Salmos 101.6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
Acabe aguardava que Obadias lhe trouxesse alguma boa notícia acerca do que foi incumbido a encontrar. A missão que Obadias recebeu de Acabe seria frustrada, mas a missão verdadeira para Obadias seria levar uma mensagem que não era a que ele esperava. Essa mensagem para surpresa de Acabe veio de um encontro de Obadias com o profeta de Deus. Somente os fiéis podem fazer parte do reino de Deus. Deus quer ser bem assessorado pelos seus servos e isso é confirmado pelas suas escolhas. Obadias tinha o perfil necessário para prestar serviços a Deus, porque era um homem temente a Ele, e, demonstrando um bom testemunho de ousadia e benevolência, ele arriscou a sua vida para com todo esforço e coragem sustentar os profetas de Deus. Esses profetas estavam escondidos em cavernas pela perseguição imposta por Jezabel. Cristo buscou e escolheu homens de posições inferiores e superiores, mas que eram honestos para servi-lo dentro dos seus propósitos em relação ao Seu reino. Cristo também após sua morte e ressurreição escolheu Paulo para ser o apóstolo dos gentios. E, o apóstolo Paulo demonstrou em toda sua carreira cristã, porque era um vaso escolhido. Todos nós temos também uma missão a realizar nesse contexto de reino e não podemos ficar de braços cruzados observando os outros fazerem. Jesus disse que aquele que pega no arado e olha para traz não é digno dele.
8. ENSINA QUE AQUELES QUE TEMEM A DEUS ALCANÇARÃO O SEU FAVOR
I Reis 18.8 E disse-lhe ele: Eu sou; vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
* Aprende-se que Deus estende sua benevolência a todos que semeiam o bem - Provérbios 12.2 O homem de bem alcançará o favor do SENHOR, mas ao homem de intenções perversas ele condenará.
Elias sabia que Obadias exercia uma função importante no reino de Acabe, e, também do seu acesso direto ao rei; portanto era a pessoa ideal para anunciar o encontro dele com o rei no seu palácio. Era uma missão que exigia coragem e ousadia, pois esta oferecia perigo de vida diante da reação que Acabe poderia ter ao receber essa mensagem. Elias observando a indecisão e o medo de Obadias em cumprir o que lhe foi mandado, procurou encorajá-lo e garantir que ele não seria tocado por Acabe. Obadias tinha falhas, inseguranças e medos como todos nós temos, porém após ser encorajado pelo profeta ele não deixou de cumprir a sua missão. O que não podemos é cometer o pecado da omissão procurando nos esquivar das nossas obrigações por medo ou covardia. O erro e o pecado devem ser denunciados seja ele dentro ou fora da Igreja. Tem gente que vê o erro e diz: isso não é da minha conta e não vou me intrometer e prefere ficar calado. Quem procede assim passa a ser conivente com o erro. Que possamos estar diante de Deus dizendo: Senhor, tudo quando me ordenares, eu farei e onde quer que me envie eu irei.

O Esboço é elaborado pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel - Th.M

Comentários