2º Trimestre 2011 – Movimento Pentecostal - LIÇÃO 3 O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO: Pr. Josafá Batista

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM IBOTIRAMA-BA
PR. PRESIDENTE – Josafá Batista Soares
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2011 – Movimento Pentecostal
COMANDO Operacional – Pb. Carlos Alberto
LIÇÃO 3
O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
INTRODUÇÃO
O batismo com o Espírito Santo é a evidencia de falar em línguas, sendo a unção prometida por Deus que capacita o crente a realizar com êxito o serviço do Senhor aqui na terra.
Por se tratar desse assunto tão importante é bom lembrar que neste ano de 2011 se comemora o centenário do movimento pentecostal nas Assembléias de Deus no Brasil. Movimento este, que foi iniciado em 1906 no interior de um armazém de cereais, na Rua Azuza, Los Angeles, Califórnia. Tal movimento deu-se exatamente pelo zelo e perseverança do Pastor William Joseph Seymour, instrumento usado pelo Espírito Santo para espalhar a chama pentecostal a diversas igrejas evangélicas daquela cidade. Logo o fervor espiritual se expandiu até Chicago e, depois, para South Bend, Indiana, cidade onde morava o Pr. Gunnar Vingren. Foi quando esse piedoso servo de Deus, influenciado pelas boas notícias de renovação espiritual, dirigiu-se a Chicago e lá foi batizado com o Espírito Santo em 1909.
Esse trimestre tem por objetivo recapitular algumas das principais doutrinas pentecostais ensinada durante um período de tempo que agora em Junho completa um século de existência do movimento pentecostal no Brasil que não é outro se não “O MOVER DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE TODOS AQUELES QUE CRÊEM”. ALELUIA!
I – A PROMESSA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO.
Dentre as várias promessas a respeito do batismo com o Espírito Santo no Antigo Testamento, a principal ou que mais se apresenta com detalhes é a que foi proferida pelo profeta Joel, cerca de 800 anos a.C. Já no novo Testamento nós temos a promessa predita também na voz do que clama no deserto, o arauto de Cristo, João Batista, homem cheio do Espírito Santo até mesmo antes de nascer. Temos algumas referência ligada ao assunto dentro do quatros evangelhos que de forma resumida confirma a promessa do Batismo com o Espírito Santo, veja: Mt 3:11; Tooltip Mc 1:8; Tooltip Lc 3:16; Tooltip Jo 1:32,33; Tooltip At 11:16.
Tooltip style="text-align: justify"> O mais interessante de tudo que o próprio Jesus em muitas ocasiões confirmou essa gloriosa promessa, vejamos: “falarão novas línguas” (Mc 16:17), sem se falar quando certa feita Jesus também disse ser o batismo com Espírito Santo “a promessa do meu Pai”, e além do mais foi último assunto com os seus antes da sua ascensão (Lc 24:49-51).
II – A PROMESSA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E SEU CUMPRIMENTO.
O Antigo Testamento nos informa que Deus além de revelar ao Profeta Joel a nova manifestação do Espírito Santo para os nossos dias, também detalhou esse grande acontecimento (Jl 2:23-32). Por causa disso o profeta Joel é conhecido notadamente como o profeta literário que mais salientou sobre o Pentecostes (At 2:16-21-33). É bom esclarecer que o termo “Pentecostes” dentro desse maravilhoso assunto não é uma referência á festa Judaica que tem o mesmo nome e que ocorria cinqüenta dias após a Páscoa (At 2:1; 20:16; I Co 16:6).
  • Considerando alguns termos em Joel 2:28
“Derramarei o meu Espírito. Assim diz Deus neste versículo. Isso fala de grande abundância e fartura espirituais, qual um rio que enche até transborda em suas margens, mediante chuvas volumosas. Quando tal poder desce sobre a igreja, ela se torna como um incontável, ela se torna como um incontável, poderoso e invencível exército, como está profetizado em Ezequiel 37.10. Os discípulos mudaram muito para melhor, após serem revestidos desse poder divino no cenáculo em Jerusalém. E só comparar o desempenho deles nos Evangelhos, como eram e o que faziam, com o relato de suas vitorias no livro de Atos. Após a experiência pentecostal que tiveram no dia de pentecostes em Atos 2.
“Sobre toda a carne”. É claro que aqui está se referindo a todos tipos de povos ou nações (v, 17).
Os Judeus:
Foram representados pelos discípulos galileus: E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles... E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?... Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras... isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;... (At.2:1-21) .
Os Samaritanos:
OsApóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. (At.8:14-17) .
Os Gentios:
Representados por Cornélio e sua casa - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor... (At.10:44-48)
E, subindo Pedro a Jerusalém disputava com ele os que eram da circuncisão, Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles. Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo: ...pararam, junto da casa em que eu estava, três homens que me foram enviados de Cesaréia. E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem; E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, o qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa. E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus? E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.(At.11:2-18) .
Os Discípulos de João Batista:
E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens. (At.19:1-7).
Obs:O batismo com o Espírito Santo é sem dúvida a dádiva de Deus para os seus filhos, assim como a salvação é a sua dádiva para os perdidos. Até hoje, não são poucos os que depois de crerem em Jesus como seu salvador suficiente de sua alma e na imersão do Espírito Santo em suas vidas, gozam dessa plenitude do alto que nos faz avançar na obra missionária e arrebatarmos as almas que de passos largos caminham para o inferno.
III – NA VERDADE, O QUE É PARA NÓS O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?
  • É uma maravilhosa promessa
Sendo assim, o batismo procede do Pai com amor do mesmo para com os seus filhos. Não é a toa que esse ditoso e glorioso revestimento é chamado de: “a promessa do Pai” (At 1:4).
  • É uma imersão do crente no sobrenatural de Deus.
“Sereis batizados com o Espírito Santo” (At 1:5). A partícula original desta última referência também permite a tradução “batizados no Espírito Santo”.

  • É uma dádiva celestial
“O dom do Espírito Santo (At 2:38). O batismo é uma dádiva de Deus aos crentes. Além do mais o batismo com o Espírito Santo habilita o crente a testemunhar e servir ao Senhor com mais eficácia e concede o mesmo poder que habitava em Cristo e no mais possibilita o crente os dons espirituais.
  • É um revestimento de poder do alto
“Até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc 24:49). É o mesmo que alguém está vestido e se veste novamente pela segundo vez por cima da primeira vestimenta, ou seja, sem anular a primeira. Assim é todo o crente revestido de poder do céu.
  • Capacitação para o serviço
“A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” (I Co 12:7). O batismo no Espírito capacita o crente a pregar com ousadia (At 1:8) e autoridade celestial (At 4:13,20,29,33,34).
  • Novo dimensionamento espiritual
Dar-nos uma visão espiritual dos perdidos a ponto de arriscarmos a nossa própria vida crendo que Deus libertará os necessitados (At 16:9). Visão da seara que já está branca para a ceifa (Mt 9:37; Jo 4:35).
Tooltip style="text-align: justify">
  • Aprofundamento da comunhão com Deus
O “falar em línguas” leva-nos a ter uma comunhão mais íntima com Deus (I Co 14:2,28), pois oramos em espírito (Rm 8:26; Ef 6:18), Tooltip e, assim, damos “bem as graças” (I Co 14:17) num tipo de linguagem que Satanás não entende.
IV - PASSOS IMPORTANTES PARA A BUSCA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO.
  • Arrependimento
(Ato 2:38,39), voltando-se para Deus, em uma mudança radical de atitude. Aqui fica claro que para receber essa promessa a pessoa deve ser salva, algo que começa com o arrependimento dos pecados depois de crer no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
  • Obediência
(At 5:32), pela qual o Senhor derrama seu Espírito sobre “servos” e “servas” (At 2:18); fé (Mc 16:17); (Ef 1:13), pois os que crerem verão a glória de Deus em suas vidas (Jo 11:40; 7:38; Gl 3:2,5). Tooltip O cristão deve está sempre disposto a fazer a vontade de Deus andando em temor e obediência a santa palavra de Deus.
  • Busca ardente com perseverança
(Lc 11:9-13; Mt 7:7, Tooltip “até” receber o poder (Lc 24:49), e também com desejo e sede ardente (Sl 143:6; Is 41:17,18; Tooltip 44:3). Os discípulos e as mulheres que estavam no cenáculo naqueles dias também perseveraram esperando a promessa do alto.

CONCLUSÃO
Fiquemos apercebidos, pois muitas inovações têm surgido nesses últimos tempos para tentar afetar o genuíno movimento pentecostal na igreja do nosso Senhor, sem se falar dos modismos e práticas descabidas e antebíblica. Por aí ainda circula as más interpretações da bíblia dizendo os que assim o interpretam ser o batismo com o Espírito Santo a salvação, regeneração, santificação, mera alegria, sem se falar em certos movimentos estranhos que nesses últimos tempos tem aparecido como o “cai” “cai” “retété” e até treinamento para falar em línguas estranhas, só não do céu, pois as tais são de homens que nada sabem e deliram com suas vãs sutilezas. Cuidado! Sabemos que desde o principio Satanás tenta sempre imitar as coisas de Deus.
Precisamos voltar mais ao cenáculo para recebermos mais poder (Ef 5:18). Também devemos manter a sã doutrina do Senhor (Tt 2:1,7; II Tm 4:16). Vamos fazer como o Salmista que disse: “vivifiva-me segundo a tua palavra” (Sl 119:25.154). Busquemos de todo o nosso coração um poderoso avivamento neste centenário, pois somos a Igreja batizada com o Espírito Santo. ALELUIA!
Bibliografia
Bíblia de Estudo Plenitude (ARC)
Dicionário Bíblico Editora Templos
Dicionário da língua Portuguesa
Apontamentos Teológicos do autor
Lições bíblica Adultos 3º Trimestre 2006
(Antonio Gilberto)
Lições bíblicas Adultos 1º Trimestre 1998
(Valdir Nunes Bícego)
Comentarista
Pastor Josafá Batista Credenciado CEADEB 5.651 - CGADB 28.509 –
Presidente da Assembléia de Deus na cidade de Ibotirama-Ba. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Teologia Convalidado pelo MEC, Membro do CEECRE (Conselho Estadual de Educação e Cultura Religiosa), Conferencista, Seminarista, Escritor e fundador dos Congressos EBD no Campo de Camaçari-Ba.

Comentários