subsidio liçao 8

A CIDADE DE TESSALÔNICA


A cidade de Tessalônica também era chamada pelo seu apelido abreviado, Salônica. Foi feita capital da província romana da Macedônia em 146 a.C.. Era também a maior cidade dessa província, com uma população de 200.000 habitantes no primeiro século. Tessalônica era cortada pela importante estrada romana “Via Egnátia”, era comercial, militar e importante para a política. Por estar se tornando uma cidade muito importante, grande e de fácil acessibilidade ao Mar Egeu, muitas pessoas se mudaram para Tessalônica por razões comerciais. Entre as pessoas que se mudaram para a cidade estavam os judeus e alguns gentios atraídos pela moralidade do monoteísmo dos judeus. Tamanha era a moralidade dos judeus e observância da lei que a alguns gentios não era permitido se tornarem prosélitos, os quais ficaram conhecidos como “Os tementes a Deus”.


Paulo, Silas e Timóteo foram para Tessalônica durante a Segunda Viagem Missionária. Depois que foram convidados a deixar a cidade de Filipos (At 16.39), eles partiram pela Via Egnátia e passaram por Antípolis e Apolônia antes de chegarem a Tessalônica (At 17.1). Paulo pregou por três sábados e falava sobre o sofrimento de Jesus ensinado no Velho Testamento (At 17. 2,3). Alguns judeus e muitos gentios que não foram acolhidos pelo legalismo mesquinho dos judeus creram na mensagem de Paulo e converteram-se ao cristianismo. Por causa disso os judeus começaram um alvoroço na cidade e acusara a Paulo de traição, pois ele pregava que existia “outro Rei, Jesus” (At 17. 4-8).




O QUE É A SANTIFICAÇÃO?


A santificação é um processo dado por Deus pelo qual o crente torna-se santo. Esse processo faz a diferença entre os crentes que vão ficar na segunda vinda de Cristo e os que vão subir aos céus. Encontramos nas Escrituras alguns exemplos sobre a santificação:


Membros do corpo santificados – “Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” (Rm 6.13); Aperfeiçoando a santificação – “ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” (2Co 7.1); Permanecendo na santificação – “Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.” (1Tm 2.15); A santificação é indispensável – “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hb 12.14); Eleitos em santificação – “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1Pe 1.2).




O VALOR DA SANTIFICAÇÃO


“Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.” (1Ts 4.2) – No versículo 2, Paulo deixa bem claro que os mandamentos entregue em Tessalônica foram dados diretamente “pelo senhor Jesus”, não de um professor ou mestre para seus alunos ou discípulos, mas, do próprio Deus desejando que a igreja se santificasse. Paulo também demonstra aos crentes de Corinto a mesma convicção e autoridade que usa para falar com os crentes de Tessalônica: “Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei:” (1Co 11.23).


“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação...” (1Ts 4.3) – Todo cristão ao aceitar a Cristo como salvador é santificado imediatamente pelo poder regenerador do Espírito Santo (Tt 3.5), por meio da Palavra de Deus (Ef 5.26). Depois disso, a santificação é também um processo gradual e continuo que leva o crente ao aperfeiçoamento de seu ser, o que o torna participante da natureza divina (2Pe 1.4; 2Ts 2.13; Rm 6.19,22; 2Co 7.1; 3.18)




CONCLUSÃO


Embora não seja fácil viver em santidade não é impossível, pois temos o Espírito Santo habitando dentro de nós que quer operar santificação “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo:” (1Pe 1.2). Devemos viver nesse contínuo processo pelo qual veremos a Deus “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” (Hb 12.14).


J.M.Terêncio
às Sexta-feira, Novembro 19, 2010

Comentários