sábado, 27 de novembro de 2010

dinamica da santificaçao

(Sugestão de dinâmica para aula de Juvenis. Lição 13: A Santificação)


O Espírito santo é o nosso santificador. Através Dele podemos nos tornar mais e mais parecidos com Cristo a cada dia. O processo de santificação continua durante toda a nossa vida, sempre quando buscamos a vontede de Deus e tentamos ser como Cristo.


Objetivo: Pensar sobre a importância da santificação na vida cristã e agradecer a Deus porque o Espírito Santo nos tem separado do pecado para servirmos ao Senhor.
Material: Jarra transparente, 10 copos descartáveis, papel, caneta, fita adesiva, um copo pequeno, também transparente e cheio de café, e uma bacia rasa.



Procedimento: Para ilustrar o processo de santificação, comece a dinâmica apresentando o copo pequeno, transparente, cheio de café. Fale que ele representa o pecado que atuou no coração da pessoa até o momento que em que recebeu Jesus. Derrame o café dentro da jarra vazia e fale sobre o estrago que o pecado faz na vida da pessoa. Continue explicando que, após a salvação, o Espírito Santo começa o processo no homem interior .

Então, apresente uma bandeja com vários copos descartáveis cheios de água cristalina, simbolizando o Espírito Santo. Nos copos, estarão colocados papéis escritos com os nomes de ações que só podem ser realizadas com a participação do Espírito Santo. Exemplos:
Oração, ler a Bíblia, viver em comunhão com os irmãos, obedecer a voz de Deus, perdoar o próximo, amar o próximo, fazer a vontade de Deus, confiar em Deus, falar sempre a verdade, ser cheio do Espírito santo. etc.

Peça que os alunos observem a bandeja e fiquem atentos. Conforme a solicitação do professor, cada aluno deve se levantar e derramar um copo de água cristalina dentro da jarra. quando esta já estiver cheia, coloque-a dentro da bacia para não vazar e continue a dinâmica até a água transbordar e sua cor se tornar clara. Encerre dizendo que só tem uma vida santa aquele cristão cheio do espírito Santo. Nele, as obras da carne e o pecado desaparecem completamente de sua vida.



Fonte: Revista Ensinador Cristão. Ano 6 - nº23 - julago-set/2005. Rio de Janeiro: CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS E FIEL