Lição 4 - CONFRONTO HISTORICO

CONFRONTO HISTORICO



ENFOQUE BIBLICO

“porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer e contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem” Gálatas 5.17


TEXO BIBLICO

Gl 5.16-26


Objetivos

1. conhecer os principais assuntos abordados na Epístola aos Gálatas.
2. descrever a batalha espiritual do cristão contra as obras da carne.
3. definir as principais virtudes que compõem o fruto do Espírito


Fique alerta

A carta de Paulo aos crentes da Galácia é a defesa mais impetuosa em o Novo Testamento acerca do evangelho de Cristo. Mas, o evangelho precisa ser defendido? Em certo sentido, não, pois é a verdade da parte do Senhor Jesus, quer aceitemos isso, quer não. Por outro lado, vemos que há sim a necessidade de defendermos com mansidão e temor a razão de nossa esperança (1Pe 3.15; Fp1.16).
Paulo, na Epístola aos Gálatas, defende o evangelho em tom enérgico, intenso e urgente. Essa carta também, à semelhança de 2 Coríntios, e bastante auto biográfica, revelando detalhes da vida do apostolo. Um assunto que se sobressai é a descrição do fruto do Espírito e a lista mais completa das obras da carne contida em o Novo Testamento (Gl 5.16-23). Como já é de seu conhecimento o título desta lição se refere ao confronto entre as naturezas espiritual e carnal.

PALAVRA VIVA

Os brasileiros gostam muito de futebol. A maior parte deles têm acerca do futebol uma paixão dominadora. Como muitos dizem: “é uma paixão nacional!” Mas isso não se aplica aos servos do Senhor, não e mesmo? O que diz a Bíblia, em 1 Coríntios 6.12? “Alguém vai dizer: ‘Eu posso fazer tudo o que quero’. Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: ‘posso fazer qualquer coisa.’ Mas não vou deixar que nada me escravize”
Mas há exceções, pessoa que vêem o futebol apenas como um passatempo, um entretenimento ou um esporte. É claro que empregar mal o tempo também nos é prejudicial (Ef 5.14-16). Apesar disso, muito pior é se deixar dominar, como acontece com as pessoas que não tem o Senhor Jesus em seus corações. Bem, fiz todas essas considerações porque vou me valer de um exemplo do mundo do futebol pra fazer uma ilustração.

Um confronto histórico.

Os “times” já estão em campo. Carne contra espírito. Que “jogo”! quem estará melhor preparado para esse confronto histórico? Ao longo da história da humanidade, esses dois adversários se encontraram varias vezes, a carne já ganhou muitas “partidas”, e o espírito também. Curiosamente, nunca houve empate! Sempre há um vencedor.
São onze contra onze, de um lado, os que compõem o “time espiritual”: Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança, Justiça e Verdade (Gl5.22,23; Ef 5.9). Mas do outro lado também está um “time infernal”, que se aproveita de todas as oportunidades para prejudicar o adversário histórico, seus principais “jogadores” são: Prostituição, Impureza, Lascívia, Idolatria, Feitiçarias, Inimizades, Porfias, Emulações, Iras, Pelejas e Dissenções. Esses são os onze mas o elenco conta ainda com Heresias, Invejas, Homicídios, Bebedices e Glutonarias. (Gl 5.19-21).
A platéia está alvoroçada. Os anjos caídos, a serviço do presidente da “torcida” carnal, Satanás, vibram com a entrada da carne em campo. Mas os anjos do bem incentivam o “Time” da natureza espiritual. Sabe quem será o vencedor? O que se preparou melhor, que dedicou mais tempo aos exercícios...

Fruto do espírito X Obras da Carne

Você sabia que a natureza pecaminosa, chamada carne, está dentro de nós? Ela precisa ser vencida e dominada, caso contrario, poderá prevalecer sobre a nossa natureza espiritual se não cultivarmos o fruto do espírito gerado em nós no momento em que entregamos nossa vida as Jesus Cristo. A preparação para vencer a carne se chama santificação, sem a qual nenhum crente prevalece contra as investidas do mal (Hb 12.14; 1Ts 5.23).
A carne, caso seja alimentada, fica muito forte, fazendo o crente peca. E isso alegra muito a torcida do mal, o Diabo. Por isso, querido adolescente, sigo o que a Palavra de Deus Diz em Gálatas 5.16 “quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana”, vença, crucifique, pois, a carne, com as suas paixões e concupiscências (Gl 5.24). Concupis... o que? Isso mesmo! A palavra concupiscência significa a cobiça e o desejo natural por parte do homem pelos bens e prazeres terrenos.
Foi a conseqüência da queda do homem no jardim do Éden, que produziu grande desordem e problemas em várias áreas da vida humana.

Um time campeão.

Vejamos as virtudes – ou melhor – os principais jogadores desse time campeão:

• Amor. Quando você permite o amadurecimento dessa virtude, o egoísmo, - um sentimento que o leva sem se preocupar com os outros - é destronado do seu coração. E, sabe i que resta? O amor! E você se torna amável, amoroso e começa a pensar e se preocupar com os outros (Rm 13.9; Lc 10.25-27).
• Alegria. Ao permitir que o Espírito Santo atue em sua vida, você sentirá uma alegria intensa (Sl 149.5,6), completa (Jo17.13), servindo-lhe de bom remédio (Pv 17.22). Essa alegria deixará o seu rosto mais bonito (Pv 15.13) e o fortalecerá no Senhor (Ne 8.10)
• Paz. Em um mundo de tanta intolerância e guerras por toda à parte, Deus deseja que você seja um pacificador. Saiba que você só pode ser pacificador depois de se tornar pacifico? Isso mesmo! Somente após obter a paz com Deus (Fp 4.7), mediante o fruto do Espírito, você conseguira ter paz com os outros, sendo um comunicador dessa virtude (Mt 5.9).
• Longanimidade. O que é longanimidade? É ter ânimo longo, isto é, paciência: “a pessoa que se mantém calma é sábia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo” (Pv 14.29).
• Benignidade. O mundo está no maligno (1Jo 5.19), mas o crente tem que ser benigno, dócil e gentil. Aparentemente isso e incompatível com a realidade atual, principalmente para o homem, acostumado a ser “durão.” Mas ser benigno não significa se frouxo ou covarde (1Sm 16.18; Mt 23.23-29).
• Bondade. Quem tem as características mencionadas acima, está apto para desempenhar a bondade – amor em ação – que também é incentivada pelo Consolador que abita o crente. Não adianta você dizer que ama, se não fizer o bem. E, quem sabe fazê-lo e não faz, comete pecado (Tg 4.17) sabia disso? Permita que o fruto do Espírito amadureça, para que você faça o bem a todos (Gl 6.10).
• Fé. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). a palavra “fé” aparece com significados variados nas paginas sagradas (Rm 14.23; Gl 1,23). Mas, em geral, é sinônimo de confiança inabalável gerada pelo
Espírito Santo, capaz de manter o crente firme em meio às adversidades (Mq 7.1-7; Hc 3.17,18).
• Mansidão. Não existe ninguém no mundo que seja manso de nascimento. Embora haja pessoas ponderadas, calmas por natureza, a mansidão propriamente é uma virtude gerada pelo Espírito. Só Ele pode moldar o seu caráter, para que você não tenha reações que resultem em prejuízos para sua vida. Procure aprender com JESUS a ser manso e humilde de coração (Mt11.29)
• Temperança. A última virtude é a temperança – domínio próprio, equilíbrio. É uma capacidade que você, como salvo, recebe do Espírito Santo para saber até onde pode ir. É semelhante ao frio de um automóvel. Com essa virtude, você estará apto para agir em diversas circunstancia. Pois é necessário saber o que se pode e o que não deve fazer (1Co 6.12).

CONVERSA FRANCA

Nesta lição, discorremos sobre um confronto histórico: a carne contra o espírito. você entendeu mesmo como funciona isso: como se dá essa disputa entre as naturezas carnal e espiritual, dentro de nós? Esse é, sem duvidas, um bom assunta para uma conversa saudável.

Comentários

  1. Deus não quer ver você caido na tentação da carne fique sempre de pé por que Deus te abençoara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEUS E FIEL