lição 3 - CRISTÃO PASSA POR TRIBULAÇÃO

LIÇÃO 3

CRISTÃO PASSA POR TRIBULAÇÃO


TEXTO BÍBLICO

2 Co 12.1-10


ENFOQUE BIBLICO

“Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo esteja com todos vocês!”. 2 Co 13.13

OBJETIVOS

1. Comentar acerca da carta de 2 Coríntios de modo panorâmico.
2. Enfatizar que o crente fiel é provado e tentado
3. Explicar o porquê dos servos de Deus passarem por muitas tribulações na terra


FIQUE ALERTA

A segunda carta aos Coríntios revela o coração de um pastor interessado. Paulo tinha ouvido falar dos problemas dos coríntios. Eles mesmos tinham enviado uma delegação com perguntas sobre a ordem da igreja. Com uma preocupação similar à de um pai que está mandando seu filho à faculdade pela primeira vez, Paulo escreveu uma longa cara através da qual o apostolo esperava poder colocar a igreja de Corinto no rumo certo. Paulo se preocupava com a igreja, e sabia que era vital que eles seguissem as suas instruções que eram orientadas pelo Espírito (Comentário do Novo Testamento, vl2, p.185CPAD).


PALAVRA VIVA


Com que propósito Paulo escreveu 2 coríntios? Um estudo nesta epistola mostra que o apostolo tinha como objetivos; encorajar a maioria da igreja que lhe era fiel, refutar e desmascarar os difamadores e falsos apóstolos, bem como repreender a minoria de crentes que se deixava influenciar por enganadores. Mas, sem duvidas, um assunto que se sobressai é o sofrimento do crente, mencionado em varia partes da epístola (2Co 1.3-11; 4.7-18; 6.3-10; 11.23-30; 12.1-10). E é esse o tema escolhido para o estudo de hoje, baseado na terceira epístola contida em o Novo Testamento.

“a ênfase da lição de hoje recai sobre as provações do crente. No entanto, é importante que os alunos recebam uma explicação geral de 2 Coríntios. Por que Paulo a escreveu? Onde ele estava? Quais eram os problemas existentes e Corinto? Estimule os seus alunos a lerem essa carta, mostrando a eles o beneficio disso.

SUPORTANDO AS AFLIÇÕES

Em 2 Coríntios 1.3-11, o aposto Paulo discorre sobre o Deus de toda a consolação. “Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que tem as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus” (2 Co 1.4)(1). Somos consolados para nos sentirmos melhor, mas principalmente a fim de consolarmos a outros.
O versículo 5 apresenta uma verdade que contraria muito do que se prega hoje em dia: “porque, assim, como tomamos parte nos muitos sofrimentos de Cristo, assim também, por meio dele, participamos da sua grande ajuda” (2Co 1.5)(2). O que vemos diariamente na mídia? Pregadores dizendo que o crente fiel vive longe de problemas e lutas... A Palavra de Deus diz que as aflições de Cristo - ou por estarmos seguindo a Cristo – são abundantes em nós!
Portanto o Deus de toda a consolação nos encoraja a suportarmos com paciência as aflições que padecemos, haja vista serem elas para o nosso aperfeiçoamento. Leia 2 coríntios 1.6,7.
Leve a classe uma reflexão a respeito do perigo da mensagem da Palavra de Deus estar sendo deturpada por alguns pregadores. Hoje, por exemplo, há falsos mestres dizendo que o crente não passa por dificuldades, nunca fica doente – se ficar, está em pecado ou sob maldição - e dever ter, obrigatoriamente, uma ávida abastada. Enfatize que o próprio Senhor Jesus contrariou esse tipo e mensagem, ao dizer “No mundo tereis aflições, mas tende bom animo; eu venci o mundo” (Jo 16.33)





NOSSA LEVE E MOMENTANEA TRIBULAÇÃO

Este não é, definitivamente, um assunto estimulante, à primeira vista, mas muito necessário para o desenvolvimento da vida cristã. Seus alunos certamente aprenderão lições preciosas acerca de 2 cartas aos Coríntios. Ela fala, por exemplo, que passamos por tribulações. Porque um adolescente precisa entender que passamos por tribulações? Na verdade, se eles entenderem isso agora, no futuro serão muito grato a você.
Ensine esta lição de tal modo que seja cativante. Conte experiências, use ilustrações. Você pode usar, por exemplo, a historinha do pé de bambu que queria ser útil em um jardim. Enquanto o jardineiro cuidava das flores, o pé de bambu gritava: “Eu quero ser útil”. Depois de tanta insistência, o jardineiro pegou uma foice e cortou fora o pé de bambu, que gritava: “o que o senhor esta fazendo, eu quero ser útil”.
O jardineiro, então, dividiu o pé em duas bandas e fez duas bicas para regar o jardim, deixando-o ainda mais bonito! Isso ilustra, em parte, a razão pela qual o crente enfrenta lutas e dificuldade. Deus o aperfeiçoa, a fim de que ele seja útil na obra do Senhor.

Por incrível que pareça todas as nossas lutas nesse mundo são consideradas leves, quando comparada a gloria que em nos será revelada no futuro (Rm8.18: 1Ts4.16-18). Por isso, em 2 corintios 4.7-18, o apostolo Paulo enfatiza que as tribulações que nós enfrentamos, produzem para nós um peso eterno de glória mui excelente.
Você sofre muito por causa das lutas do dia-a-dia? Então é preciso que apenda as lições contidas na Palavra de Deus. A Bíblia diz, em 2 Corintios 4.7: “Porem nos que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós”(1).
Somos apenas vasos de barro, sujeits a todas as provações e tentações. Contudo, o melhor para nós - ainda que tenhamos momentos de felicidade na Terra – está no céu. Daí a Palavra de Seus dizer que somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, e não desanimados; perseguidos, e não destruídos. Leia 2 Corintios 4.9,9.
Com o tempo, o nosso corpo se desgasta (1 Pe 1.24). hoje, você é jovem, com toda a força, mas, daqui a alguns anos, não haverá tanta energia, e as suas forças diminuirão, haja vista, a duração média de nossa vida ser de sessenta anos (l 90.10). mas, o que diz ainda o precioso texto sagrado? “Por isso nunca ficamos desanimados, mesmo que o nosso corpo vá se desgastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia”(2Co 6.3-5). Por isso, ele mesmo disse; “As vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo” (2Co 6.10). Glória a Deus!
No capitulo 11, o aposto Paulo menciona mais aflições... Fala dos seus açoites, prisões, perigos de morte, apedrejamento, naufrágios, dificuldade no deserto, no mar, e outros (2Co 11.23-28), mas no, versículo 28, afirma; “Alem dessas e outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação que tenho por todas as igrejas.” Que exemplo! Oremos, para que os pastores e pregadores da atualidade tenham esse mesmo sentimento, à semelhança do Bom Pastor, Jesus Cristo, que deu a sua vida pelas ovelhas (Jo10.11).

A GRAÇA DE DEUS NOS BASTA.

Lembra-se da primeira lição? Vemos na graça divina o fato de o apóstolo Paulo ter suportado tantas provações e tribulações. Em 2 Coríntios 12.1-10, ele revela como triunfou ante as dificuldades, deixando-nos o exemplo. No livro de Atos e nas treze epistolas vemos o quanto ele era humilde, nunca aceitou ou recebeu glória de homens.

No texto de 2 Coríntios 12.1-10 menciona-se o espinho na carne que incomodava o apostolo Paulo. Permanece indefinido, professor, é bom enfatizar que o Senhor permitiu aquele espinho para que Paulo se tornasse ainda mais dependente da graça divina.

Na passagem mencionada Paulo conta uma experiência mediante a qual foi ao Terceiro céu, porém, refere-se a si mesmo como “um homem” (2Co 2.1,2). Nesse maravilhoso lugar, ouviu palavras encantadas e indescritíveis, porem não se ensoberbeceu (2Co 12.3,4). Portanto, devemos ter a nossa vida pautada na humildade e na simplicidade, mesmo que tenhamos fama ou sermos bem-sucedidos financeiramente. Observemos o exemplo de Paulo (1Co 11.1).
Paulo disse que não se Gloriaria, a não ser em suas próprias fraquezas... Mas não pense que ele era um super-homem. Foi Deus quem agiu, para que o apostolo Paulo reconhecesse que nada era (2Co 12.5-7). O versículo 7 diz que Paulo sofreu em sua própria carne, a fim de que não se gloriasse por causa das excelência das revelações que Deus lhe fizera. Ele orara três vezes para vencer uma grande provação, mas a impressão que tinha era que o Senhor o abandonara. Então, Deus respondeu-lhe: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco” (2Co 12.9).
Enfatize que, ao contrário do que muitos pensam, hoje em dia, Deus também responde “não”. Mesmo Paulo tendo orado três vezes, não obteve da parte do Senhor um “sim”. Mostre aos alunas a necessidadede aceitarmos a vontade de Deus. Outras referencias em que o Senhor diz “não”: 2 samuel 5.23 e 7.1-13: Lucas 22.42 e Atos 16.8,9.

Ao receber essa resposta do Deus de toda a consolação, Paulo Exclamou: “Portanto, eu me sinto muito fliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. Eu me alegro também com as fraquezas,os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco a minha força, então tenho a força de Cristo em mim” (2Co 12.9,10). Gloria a Deus!


CONVERSA FRANCA

É muito difícil ouvir hoje pregações que abordem a realidade das tribulações, embora o próprio Senhor Jesus tenha dito; “No mundo vocês vão sofrer...”(Jo16.33), por isso mesmo, esse é um bom asunto para ser discutido. Por que muitos crentes não querem aceitar a realidade das lutas e provações? Por que alguns se consideram super-homens, achando que podem viver sem enfrentar problemas?

ROMPENDO FRONTEIRAS

Todo trabalho que fazemos para Deus envolve algum sacrifício. Observamos na lição de hoje como o apostolo Paulo sofreu por causa da propagação do evangelho. E você, o que tem feito para salvar alguns, arrebatando-os do fogo, como diz a Bíblia em Judas V.23? evangelize! Ganhe almas para Jesus, ainda que isso possa lhe custar algum sofrimento.voce e sua classe podem programar ua caminhada evangelística nas ruas de seu bairro.fale com seu professor e agende um dia para que você e sua classe possam participar. Certamente muitas vidas serão tocadas pelo poder do evangelho e será u dia muito abençoado! Deus conta com você.

Comentários

  1. a paz do senhor irmão do ens dominical eu estou penssando em fazer a carta pela internet será que vocês tem algun exemplo para me dar sobre a lição 3!
    fiquen com Deus (:D)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEUS E FIEL