LIÇAO 2 - NÃO SEJA IGNORANTE! ADOLESCENTES CPAD


LIÇÃO 2

NÃO SEJA IGNORANTE!


TEXTO BÍBLICO

1 Co 12.4-11


ENFOQUE BIBLICO

“Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá”. 1 co 12.1

OBJETIVOS

  1. definir a expressão “dons espirituais”.
  2. Listar os dons contidos e 1 Coríntios 12 e classificá-los.
  3. Explicar como funcionam os dons de elocução


FIQUE ALERTA

Nesta lição, estudaremos sobre a primeira carta aos crentes de corinto, uma antiga cidade da Grécia. Por que Paulo escreveu 1 Corintos? Ele tinha em mente dois objetivos: tratar dos sérios problemas e pecados daquela igreja, aconselhar e doutrinar os crentes sobre variados assuntos que eles haviam lhe encaminhado por escrito.
Imagine se você vivesse nu lugar onde as famílias andassem divididas, o lugar fosse cheio de imoralidade e um alto índice de criminalidade? Como seria a sua igreja? Como você suportaria o pecado? Essa era a situação em que se encontravam muitos cristãos coríntios. Por isso, Paulo escreve esta carta para encorajá-los em sua fé e para ensiná-los como deveriam viver.

PALAVRA VIVA


Você deve ter se assustado com o titulo desta lição... Mas foi exatamente isso que Paulo disse aos crentes de Corinto: “... não quero que sejais ignorantes” (1 Co 12.1 ARC). Hoje, o adjetivo “ignorante” não é usado apenas para as pessoas que ignoram ou desconhecem determinado assunto; pode denotar “bruto”, “selvagem” etc. daí s sua possível estranheza. Bem, não podemos ignorar, ou seja, desconhecer os dons espirituais.

O QUE SÃO DONS ESPIRITUAIS

A expressão “dons espirituais” se refere à manifestação do Espírito Santo na igreja. Esses dons manifestam a glória divina, edificam os crentes e atraem os pecadores. São capacidades, dotações sobrenaturais concedidas pelo Espírito Santo, como o propósito de edificar a igreja (1 Co 14, 3, 4, 5, 12,26). Através desses recursos, o Senhor revela poder e sabedoria a seus servos.
Há distinção entre os dons espirituais (plural) e o dom do Espírito (singular). Este é o batismo no Espírito Santo, um revestimento de Poder (Lc 24.49; At 2.38; 10.45), e os primeiros (dons) são as capacidades sobrenaturais concedidas pelo Espírito. Existe diferença, ainda, entre como manifestações esporádicas e como ministérios específicos (1 Co 12.6-11; Ef 4.11; 1 Co 12.28).

OS DONS PODEM SER CLASSIFICADOS?

A Bíblia diz que há diversidades de dons, de ministérios e de operações. Isso significa que é impossível quantificar os dons espirituais. Contudo, podemos enumerar pelo menos três grupos de manifestações esporádicas do Espírito em um culto a Deus (1 Co 12.4-11).
O primeiro grupo é formado pelos dons de elocução, isto é, os verbais. A profecia; as variedades de línguas e a interpretação das línguas. Leia 1 Co 14.
O segundo grupo é o dos dons de inspiração ou de saber. A palavra da sabedoria, que é uma capacidade sobrenatural para falar, agir e saber em varias circunstancia (se refere também à Pregação que se faz de Cristo, da cruz e das coisas que Deus preparou para os que o amam); a palavra da ciência, uma capacidade sobrenatural para se conhecer as profundezas e os mistérios de Deus (1Co 2.9,10); e discernimento dos espíritos, uma capacidade sobrenatural para se conhecer a natureza, o caráter e a origem dos espíritos.
O terceiro grupo é o dos dons de poder. Fazem parte desse grupo a fé, uma capacidade sobrenatural para crêem em Deus. Não confunda esse dom com a fé como confiança em Deus (Hb 11.1,6), pois trata-se de uma fé que Ele nos dá, de maneira esporádica, em um momento de necessidade. A operação de maravilhas, é a capacidade sobrenatural de realizar atos que vão alem da capacidade humana. E os dons de curar, representam a capacidade sobrenatural por meio da qual o Senhor cura os enfermos. Há também outros dons não mencionados em 1 Coríntios 12.4-11, como governar, exortar, repartir, presidir, exercer misericórdia, socorrer, etc. (Rm 12.7,8; 1 Co 12.28; Ef 4.11). como já vimos, há diversidades, isto é, multiplicidade de dons, ministérios e operações. E a Palavra de Deus menciona apenas os principais.

PARA QUE SERVEM AS LINGUAS ESTRANHAS?

Falar em outras línguas é uma das manifestações do Espírito. As línguas podem ser humanas ou angelicais (1 Co 13.1), mas estranha ao que as pronuncia. É o Espírito Santo quem dá as línguas ao crente, de forma sobrenatural. A promessa do Batismo com o Espírito, com a evidencia de falar noutras línguas, é mencionada em toda a Bíblia (Is 28.11,12; 44.3; Jl 2.28,29; com At 2.14-17; MT 3.11; Lc 24.49; At 1.8).
O crente batizado no Espírito Santo fala línguas estranhas como evidencia inicial do batismo no Espírito (At 2.1-8; 10.44-46; 19.6; 9.19; 1 Co 14.18), mas também para sua edificação pessoal e comunicação direta com Deus (1 Co 14.2,4, 14-16; Ef 618; Rm 8.26).
Alguns crentes, depois do batismo no Espírito, podem ser usados também com a variedades de línguas; mensagens divinas, sobrenaturais, em línguas jamais estudadas ou aprendidas por que as pronuncia. Elas precisam de interpretação, a menos que o Senhor queira falar em suas próprias línguas (At2.7-13). O caso desse dom, as línguas não são para beneficio próprio. Ele funciona em conexão com o dom de interpretação (1Co14.5,13,27,28).

O QUE É DO DE PROFECIA?


O que é a profecia? É uma habilidade sobrenatural para se transmitir a mensagem de Deus através da inspiração direta do Espírito Santo (1Co14.4). É uma mensagem momentânea e sobrenatural cuja função principal é a edificação da igreja (1Co 14.4).
O profeta e o porta-voz de Deus. É ele quem fala por Deus e em lugar de Deus.
No antigo testamento os profetas eram os únicos canais humanos e legítimos de comunicação entre Deus e o povo. Em o Novo Testamento ocorreu o cumprimento máximo das profecias do Antigo testamento. A esse evento Paulo chama de a “plenitude dos tempos” (Gl4.4). as profecias não deixaram de existir nos tempos dos apóstolos, Paulo, Pedro e João profetizaram (At20.29,30; 2Pe2.1-3. Ap1.1).
Há dois tipos de profetas hoje: O Ministro (Ef 4.11) e o que possui o dom de profecia (1Co 14.29). O dom de profecia e concedido a quem buscá-lo (1Co14.1,5,24,31); e o ministério de profeta depende de chamada divina (Mc3.13;
Ef4(.11). O dom e uma inspiração momentânea, sobrenatural (1Co14.30) e o ministério esta relacionado com a pregação da Palavra (At 11,27,28;15.32;13.1).
Em 1Corintios 14.29, está escrito que devemos julgar as profecias como? Por meio da Palavra de Deus (Jo7.17; At7.11). pelo dom de discernir os espíritos (1Co 12.10,11). Pelo bom senso (1Co14.33). Pelo cumprimento da predição (Ez33.33; Jr28.9). e com base na vida do profeta (2Tm 2.20,21;Gl5.22).

CONVERSA FRANCA

Qual é a finalidade principal dos dons? Eles são para hoje? Qual é a importância deles? Quem deve buscar os dons espirituais? Como ocorre o uso dos dons nas igrejas? A plena finalidade dos dons espirituais é a de levar o homem face a face à realidade do Deus invisível. Por causa disso, é interessante que você promova um bate papo descontraído sobre algumas questões referentes aos dons do Espírito, pois isso certamente o fará a aprender mais acerca do assunto dessa lição

ROMPENDO FRONTEIRAS

A igreja do primeiro século não dispunha dos recursos tecnológicos de hoje. Todas as suas carências foram compensadas pelo poder do Espírito Santo. Somos privilegiados por recebermos dons do Espírito e termos tantos recursos à nossa disposição. Faça a sua parte! Não perca o seu tempo em bate papos inúteis no MSN ou no Orkut (não se esqueça que é necessário autorização e aprovação de seus pais para utilizar a internet). Use essas ferramentas para evangelizar seus amigos e parentes. Mande mensagens encorajadoras e inspiradas de bons livros para as pessoas que não conhecem a Cristo.

Comentários