Liçao 12- adolescentes - Você é importante para sua familia

LIÇAO 12


Você é importante para sua familia

 
ENFOQUE BIBLICO

“Será que uma mãe pode se esquecer de seu bebê? Será que pode deixar de amar seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca me esqueceria de vocês.” Is 49.15

Texto Bíblico:

Lc 15.11-32


Objetivos



1.     Valorizar o cuidado que a família tem por ele.
2.     Inicar um processo de superação de alguma rejeição sofrida
3.     Conscientizar-se de sua imp0rtancia como filho de Deus


FIQUE ALERTA:


Você que mora em uma cidade grande, talvez já tenha tido a oportunidade de observar que existem muitas crianças e adolescentes que pedem dinheiro nos sinais de transito, ou dormem em praças. Mesmo que você more em cidades do interior que, na sua maioria são pequenas, você já deve ter se deparado com essa triste cena. Nenhuma dessas crianças ou adolescentes pediu para vir ao mundo e escolheu a vida que levam.
         Essas crianças e adolescentes não têm hora para se alimentar, para dormir nem onde morar. Você que com tudo isso, já agradeceu a Deus e à sua família por tudo que têm? Se ainda não o fez hoje, aproveite esse inicio de aula e o faça agora mesmo.


PALAVRA VIVA.


Como se avalia a importância das pessoas? Pelo que elas têm? Pela idade? Pelo grau de escolaridade? Pelo cargo que ocupam? Ou todas as pessoas são iguais?
         São perguntas que freqüentemente fazemos. E na família, quem é o mais importante? Ou melhor, tem alguém mais importante que os demais, como os pais devem ser valorizados? E os filhos?

         Será que de acordo com o nosso Manual do Fabricante, devemos classificar as pessoas em mais ou menos importantes? Leia a resposta em Tiago 4.12 e Lucas 22.26,27.
         Uma outra coisa muito comum hoje em dia, é aquele costume que a gente adquire (não sei com quem), de ficar, ora nos “achando”, ora na “fossa”. Sabem, os pais tem uma enorme dificuldade de entender essa mania. É complicado agradar alguém que um dia está se sentindo como a “oitava maravilha do mundo” e em outro como o “patinho feio.” Nosso Manual do Fabricante apresenta uma saída para essa indecisão. Leia com atenção, Hebreus 2.5-18.




O MELHOR LUGAR DO MUNDO


Você já ouviu dizer que muitas coisas se aprendem com a pratica? É verdade. Mas será que sempre precisamos praticar alguma coisa para aprender? Talvez a história de um rapaz que deixou a sua casa, possa lhe ajudar a entender. Já falamos um pouco na lição 10, porem agora vamos destacar um outro fato de sua vida.

Trata-se do jovem que tinha muitas heranças e, antes mesmo que seu pai morresse, exigiu a sua parte e partiu para uma terra distante (Lc 15.11-32). Pois o que ele queria mesmo era “curtir a vida”.
Sua família e, especialmente seu velho pai, ficaram muito tristes com sua partida, pois sabiam que ele iria sofrer. Entretanto, como essa era sua vontade, seu pai lhe deu a parte da herança e ele se foi. La, promoveu festas e adquiriu muitos colegas que só lhe procuravam para comer, beber e bagunçar. Depois que gastou tudo o que tinha sabe o que aconteceu com ele? Ficou sem amigos e teve que trabalhar duro em uma fazenda. De filho de fazendeiro ele tornou-se um tratador de porcos.
O moço passou tanta fome, que tinha vontade de se alimentar com a própria comida dos animais. Imagina só, quem tinha tudo na casa do pai ter vontade de comer a ração dos porcos? É muito humilhante!
O jovem lembravas-se de quanta fartura tinha em sua casa. Lá até os empregados tinham comida boa. E ele ali estava morrendo de fome. Toda essa dificuldade lhe obrigou a tomar uma decisão, pois não dava pra ficar naquela terra. Sabe para onde é que ele teve que ir pra não morrer? Exatamente. Pra a casa de seu pai. Imaginando que não seria aceito em sua casa, o rapaz pensou em propor ao seu pai que o considerasse apenas como um dos empregados da família, mas grande foi a sua surpresa, pois o pai o recebeu gentilmente e o acolheu de forma muito alegre.
Esse rapaz era muito importante para sua família, e isso ficou provado na sua volta. Seu lar também se revelou como o melhor lugar do mundo, Mas ele só soube disso depois que sofreu longe de casa, não queira experimentar a mesma situação para então passar a valorizar sua família. Você é muito importante pra sua família, mas ela, igualmente, deve ser para você!


 
DEUS LHE AJUDA A SUPERAR O DESPREZO

Você já teve a sensação de ser desprezado por sua família? Algum dia já pensou que talvez fosse o filho menos amado? Será que isso é mesmo real ou somente uma impressão que você tem por não se comportar como devia? Bem, confiando que você é um filho exemplar e que seja uma daquelas exceções em que a família não se importa mesmo com o filho, tenho uma boa noticia: “ainda que o meu pai e minha mãe me abandonem, o Senhor cuidará de mim” (Sl 27.10)(*). É o que revela o nosso Manual do Fabricante!
É possível que você esteja perguntando: “Mas e as crianças e os adolescentes que estão nas ruas?” Esse caso e delicado, porque eles não conhecem ao Senhor. Você ainda argumenta: “acontece que eles não tem culpa, pois seus pais não temem a Deus.” É aqui que entra a necessidade de nós falarmos do Senhor Jesus a essas crianças e adolescentes e de, contribuirmos para que a nossa igreja mantenha orfanatos e escolas que os eduquem nos caminhos do Senhor.
A desculpa que você pode estar apresentando é a de que ainda é muito novo para se preocupar com isso, ou que não é pastor ou obreiro na igreja, pois isso e obrigação de pessoas adultas. Mas você se lembra com quantos anos o rei Josias, mencionado na lição seis, começou a reinar e, o que ele fez em sua adolescência?
Você deve ser como Josias, pois nunca e cedo demais para fazer o que e certo. Mesmo que seus pais fizeram coisas erradas e não reconheceram ao Senhor como Deus verdadeiro, ele foi diferente e teve benção de Deus em sua vida. Fique firme, Jesus está com você, e ainda lhe deu uma grande família espiritual que é a igreja! (Mc 10.29,30).


NÃO MEÇA O SEU VALOR PELA OPINIÃO DAS OUTRAS PESSOAS


Sabe uma coisa que você precisa evitar? É o costume que alguns têm de medir pelo que os outros acham dele. Isso e muito mal sabia? É que gosto e como nariz, cada um tem os seu!  O importante não é o que os outros acham de você, e sim o que Deus pensa a seu respeito.
Pode ser que você tenha sido abandonado pelos seus pais, ou que, mesmo tendo-os, ele não lhe valorizam. Não se culpe ou sofra por causa disso,  o Enfoque Bíblico dessa lição dique que mesmo que isso acontecesse, Deus nunca se esquece da gente (Is 49.15). isso é o mais importante. O Senhor ate falou, quando estava para retornar ao céu, que não nos deixaria sozinhos, mas que voltaria para ficar definitivamente conosco (Jô 14.18). Se seus pais se comportam assim, certamente não conhecem ao Senhor Jesus e, por isso, precisam de suas orações e perdão. Quanto a você, louve a Deus, pois brevemente estaremos para sempre com o Senhor! Agradeça a Deus,  pois você é muito importante.



Conversa franca

 
Adore a Deus com este louvor, ele tem uma mensagem do céu para você. Não deixe que o poder desta mensagem musical seja somente do seu conhecimento. Divida-a com outras pessoas. Analise e reflita acerca de cada palavra contida nesse cântico e abrace o seu colega mais próximo dizendo a seguinte frase: “você é precioso para Deus!”


Você tem valor

Quero que valorize o que você tem
Você e um ser, você é alguém
Tão importante para Deus

Chega de ficar sofrendo angustia e dor
Neste seu complexo interior
Dizendo as vezes que não é ninguém

Eu venho falar, do valor que você tem (2 vezes)

Ele esta em você, o Espírito Santo se move em você
Até com gemidos inexprimíveis, inexprimíveis

Daí você pode então perceber que pra ele há algo importante em você
Por isso levante e cante, exalte ao Senhor

Você tem valor, o Espírito Santo se move em você (2 Vezes)


Comentários

  1. Esta mensagem é excelente para aqueles que sempre se acham inferiores, ou o menos amado da sua casa. Que Deus os abencoe. Amem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEUS E FIEL