liçao 11- adolescentes - on-line e off-line

LIÇAO 11


ENFOQUE BIBLICO

“Por ultimo, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” Fp 4.8


Texto Bíblico:

Pv 15.20,21
Mt 12. 33-37
 
objetivos

 
1.     Descrever os perigos de estar sempre on-line com os de fora
2.     compreender a importância de se comunicar com a familia
3.     estar disposto a dar mais tempo para os familiares e diminuir o período que fida na internet.


FIQUE ALERTA:


É comum, atualmente, após uma conversa, em vez de o numero do telefone, as pessoas pedirem: “Me da o seu e-mail e MSN.” Praticamente todo o mundo utiliza essas ferramentas de comunicação. Acontece que quando esta conectado na internet o tempo passa tão rápido que a gente nem percebe. Ai esta o problema. É muito mais fácil ficar horas na Web, do que ocupar, o mesmo tempo, conversando com nossa família.
O que torna a internet um meio de comunicação mais atraente? São as conversas com pessoas de fora? Só isso mesmo? Bem, saiba que todas as suas conversas estão sendo muito bem observadas (PV 15.3), e se elas forem más, um dia você prestará contas por todo que disse (MT 12.36,37).


PALAVRA VIVA.

Você ainda é bem jovem e talvez não entenda o que vou dizer. Bem, a verdade é que você ainda e só filho, mas um dia será pai ou mãe, e ai sentirá o mesmo que hoje os pais sentem. Quando você era pequeno tudo que mais queria era ficar perto de seus pais, ou de um deles, para ser mais preciso. Às vezes eles nem podiam lhe dar muita atenção, e você queria acompanhá-los na ida pra o trabalho. Só que, sem que você percebesse, isso foi mudando e, hoje, sua ligação é bem mais forte com seu grupo de colegas do que com sua própria família. É estranho, mas na adolescência e juventude, quem deseja ficar mais próximo da gente são nossos pais! Isso mesmo, as posições se inverteram!
         A questão e que, antes, eles sabiam que vocês reconheciam sua dependência. Na adolescência, mesmo sendo ainda muito novos para decidir muitas coisas, achamos que sabemos tudo e podemos agir sem seus consentimento. Com a internet isso tende a ficar mais preocupante, pois nossos relacionamento fogem ao controle de nossos pais. Eles já não conseguem saber quem realmente são nossos amigos. Quantos já não disseram para seus pais; “Só mais um pouco!” e terminaram mal? Como temos um modo correto de funcionamento (regra ideal de fé, pratica e conduta), devemos refletir um pouco acerca das nossas atitudes.


O perigo pode estar dentro de casa ou na lan hause
 
O isolamento é algo negativo para qualquer ser humano. E é exatamente que os pais se sentem quando os filhos são muito envolvidos com o mundo virtual. A impressão que eles tem, é que foram trocados por uma máquina. Seu computador vale mais que seus pais, não é mesmo? Com certeza não. Mesmo assim, é preciso demonstrar, através de ações, o quanto vocês os ama.
         Muito têm até uma desculpa de que não importa o quanto de tempo passamos com nossa família. O que vale é a qualidade dos momentos em que estamos juntos. Na realidade isso e bem bonito na teoria, mas não funciona na pratica. O amor é demonstrado na quantidade e na qualidade do tempo que passamos com nossa família.
         Além da questão da companhia, existe um outro ponto preocupante para os pais. Os adolescentes correm grande perigo mesmo estando dentro de casa, pois acabam se relacionando com pessoas desconhecidas. O mais preocupante, são os que freqüentam as chamadas “lan houses” e ficam expostos, não somente a perigos “presenciáveis”, pois existem pessoas de todas as idades e procedências nestes lugares


Qual e o seu passatempo predileto na internet? Bate-papo? Jogos?
 
Quando se trata da internet as opções são muitas e variadas. O tempo não passa, ele voa, pois você bate-papo n o MSN ou em salas de chat. Há pessoas que são viciadas em jogos virtuais ou no mundo de ilusões do Second Life (segunda vida).
Com isso, você fica cada vez mais afastado da realidade, indisposto pra cumprir os seus deveres e, pior, sem tempo para sua família. Alem do mais todos esses meios de entretenimento virtuais, podem desviá-lo totalmente da vontade de Deus, fazendo com que você tenha uma conduta fora dos padrões éticos e dos princípios bíblicos. Tudo isso para ser vitorioso nos jogos ou na conversa virtual.
Como o Manual do Fabricante diz que “as más conversações corrompem os bons costumes” (1Co 15.33 – ARC), tenha cuidado com quem você conversa e com o tipo de assunto que vocês discutem. Siga a recomendação da seção “enfoque Bíblico”, pois é uma forma de reter e ponderar todas as nossas ações (Fp 4.8).
Os assuntos e as paginas da internet que tomam o seu tempo e dominam a sua mente são compatíveis com esses seis critérios apresentados em filipenses 4.8?  se não, e melhor afastar-se deles imediatamente, pois, certamente desagradam a Deus e prejudicam sua vida espiritual. Quantos adolescentes já não sentem mais prazer em orar ou ler a Bíblia, e esse esfriamento todo e causado pelo envolvimento com coisas que desagradam a Deus e, muitas delas, estão ligadas diretamente a internet.
Na bíblia, somos comparados a arvore (MT 12.33). existem as que dão boas frutas e as que produzem frutas más. O que determina se somos boas ou más árvores é a qualidade das nossas frutas, ou seja, das nossas palavras e ações. A “boca fala do que o coração esta cheio”, e disse Jesus (V. 34) (1). Se o seu coração tem coisas boas, você tirará coisas boas (boas conversas, bons assuntos). Se o seu coração é maldoso, você tirara coisas más que desagradam a Deus (inveja, egoísmo, cobiça, entre outros). E sabe como melhorar esta postura? A receita está em nosso Manual do Fabricante. Leia salmos 119.9, 105.


Prefira estar on-line com sua familia


Quando um filho se perde ou se afasta do caminho de Deus, entristece não somente ao Senhor que deu a vida por ele, mas também os pais que o criaram no caminho cristão. Não envergonhe Jesus Cristo nem seus pais. A Bíblia diz em provérbios 15.20 “filho sábio dá alegria a seu pai, mas o filho sem juízo despreza sua mãe.” O versículo seguinte declara que o “tolo se diverte com as suas tolices, mas o sábio faz o que é certo” (v. 21(2). Por favor, não se ofenda, tolo não é um palavrão, mas simplesmente um termo que caracteriza uma pessoa que é “sem inteligência ou sem juízo”. Com certeza você não esta nessa condição, pois você é uma pessoa inteligente.
Se tiver que conversar com alguém por meio da internet, evite ficar muito tempo, e só o faça com uma pessoa conhecida e que tenha os mesmos princípios que você. Mas prefira estar sempre on-line com os de dentro, isto é, com sua família. Faça isso, de preferência, cara a cara, pois não há razão pra esconder-se de pessoas tão intimas e próximas de você e que te amam plenamente como seus pais.


Conversa franca


Muitos de nos sofremos por não saber dar o devido valor às pessoas que amamos. Não espere algo acontecer para você perceber o quanto ainda é dependente de sua família. Invista em seu relacionamento familiar.
Aproveite hoje para dizer aos seu pais e irmãos que você os ama. Não espere o dia das mães e dos pais, ou mesmo o aniversario de seus irmãos para dirigir-lhes uma palavra de animo e companheirismo. faça isso agora mesmo! Elabore um cartão bem interessante para oferecer aos seus pais.



Comentários