lição 1 adolescentes O QUE E GRAÇA E MISERICORDIA

LIÇAO 1

ENFOQUE BIBLICO




“Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em Cristo Jesus” Rm 6.23


Texto Bíblico:


Rm 5, 12-21


FIQUE ALERTA:


Hoje começa o nosso estudo acerca das castas que ensinam! Certamente você se sentirá animado para estudar acerca dos ensinamentos contidos nas cartas do apóstolo Paulo. Essas cartas se tornaram treze livros do Novo Testamento, sabia? Nesta primeira lição, estudaremos sobre a graça de Deus, um dos principais assuntos da Epístola aos


Romanos. Você sabe o que é “epistola”? A palavra epistola vem do grego “epistolê” que significa carta, mensagem escrita e assinada pelos apóstolos e dirigida às primeiras comunidades cristãs que tinham a finalidade de instruir, orientar e também descrever fatos importantes. Portanto, aproveite bem essa viagem pelas cartas paulinas, pois esta série de lições foi feita especialmente para você!

PALAVRA VIVA.
 
O versículo-chave desta lição – Romanos 6.23 – diz que o salário do pecado e a morte, mas o dom ou o presente gratuito de Deus é a vida eterna. Mas o que dom gratuito tem a ver com a graça de Deus? Muita coisa...


Você sabia que a palavra “dom” significa “presente, dom espiritual ou sobrenatural da parte de Deus”? Há varias passagens das Escrituras Sagradas que ressaltam isso, e é bom que você as leia agora mesmo, antes de prosseguir no estudo desta lição (Jo 4.10; At 2.38; 8.20; 10.45; 11.17; Rm 5.15,17; 2Co 9.15; Ef4. 7) já leu? Animo! Ler a Bíblia não é como ler um livro qualquer. Jesus disse que ela é o nosso alimento (Mt4.4).



Graça X Misericórdia
 
 
O capitulo 6 versículo 23 da Carta aos Romanos distingue graça de misericórdia. Não me diga que para você ambas as palavras são nomes diferentes de uma mesma bênção! Graça é graça, e misericórdia, misericórdia. A primeira parte do versículo refere-se à misericórdia e a segunda, à graça.


A Palavra de Deus através de Paulo diz que o salário do pecado e a morte. O que é um pedado? É um pagamento. A pessoa que trabalha tem o direito de receber – merecidamente – o seu salário. E o que é Dom? é um presente; ninguém precisa trabalhar para recebê-lo. Trata-se de uma dádiva, de algo que recebemos imerecidamente.

Nesse caso, o salário do pecado, isto é, o que nós, como pecadores, merecemos é a morte. Mas... Ah, como eu gosto dessa palavrinha “mas”! já pensou se ela não existisse? É claro que nos também a usamos no sentido negativo... “eu gosto da Patricia, mas ela é muito metida”, “eu gosto do grupo de louvor, mas o Mateus é muito desafinado”, “eu amo a igreja, mas...” Bem, deixemos de lado as murmurações, pois elas não agradam a Deus (Jd v. 16). Observe que, no caso versículo em analise, a palavrinha em questão encaixa-se perfeitamente: “... o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna...” glória a Jesus.

Pela misericórdia de Deus, não recebemos o salário para os nossos pecados, o qual não é apenas a morte física, mas principalmente a espiritual (Is 59.1,2; Ap 2.18). graças a Deus que depois da palavrinha “mas” vemos a definição de graça, que é o contrário de misericórdia! Misericórdia significa “Deus não dando o que merecemos”, graça implica “Deus dando o que não merecemos”.

 
A graça de Deus ontem e hoje
 
 
No Antigo testamento, o Senhor se revelou como o Deus da graça e da misericórdia, capaz de dar aos seus servos o que eles não mereciam, alem de não lhes castigar por seus pecados, isso, claro, em razão de terem se arrependido, pois quem não reconhece o seu pecado rejeita a graça e a misericórdia do Senhor.


Deus demonstrou o seu amor para com o seu povo,não porque ele merecesse, mas por causa da fidelidade à sua promessa feita a Abraão,Isaque e Jacó. Os escritores bíblicos dão continuidade ao tema da graça como sendo a presença e o amor de Deus em Cristo Jesus, transmitidos a nós pelo Espírito Santo. Que tal você ler agora mesmo João 3.16, 1 Coríntios 15.10, Filipenses 2.13 e 1 Timóteo 1.15,16? Sabe do que essas passagens tratam?

O Senhor até concede uma medida de sua graça aos incrédulos, sabia? Isso fica claro quando lemos 1 Coríntios 1.4 e 15.10. portanto, Deus concede uma medida da sua graça como dádiva aos incrédulos, para que eles possam crer no Senhor Jesus (Ef 2.8-10; Tt 2.11; 3.4-7). E, quando eles crêem nEle, a graça lhes é concedida de maneira abundante a fim de que sejam libertos do pecado, como vemos nessa maravilhosa epistola aos Romanos (Rm 6.20,22).

 
A graça de Deus em Romanos
 
Há vários versículos na carta aos Romanos que mencionam a graça de Deus, quer direta, quer inderetamente. Vamos aqui destacar apenas alguns. No capítulo 3, nos versículos 23 e 24 mostram como o Deus de toda a graça deseja que todos se salvem (1Tm 2.4), pois, apesar de todos os homens serem pecadores e estarem afastados da glória do Senhor, aqueles que crerem em Jesus Cristo podem ser justificados gratuitamente pela sua graça. E isso e novamente mencionado no capitulo 5: “mas existe uma diferença entre pecado de Adão e o presente que Deus nos dá. De fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo” (Rm 5.15).


Ainda no capítulo 5 a graça de Deus é bastante mencionada. Os versículos iniciais enfatizam que somos justificados pela fé e temos paz com Deus por meio de Jesus Cristo, pelo qual também temos entrada, pela fé, à graça de Deus (Rm 5.12). nesta graça, diz a Palavra de Deus, estamos firmes por causa de nossa capacidade, e sim em razão de sermos dependentes da graça do Senhor (1Pe 5.6-10). O versículo 20 enfatiza a extensão da graça divina: “... onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda” (Rm 5.20).

O capitulo 6 inicia com uma pergunta que nos leva a refletir: “...o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais?” a que conclusão chegamos ante a essa pergunta? Veja como Paulo responde firmemente no versículo 2 a essa questão: “de mode nenhum!” Isto significa que, apesar da graça de Deus ser superabundante, se não fizermos a nossa parte, uma vez salvos, abandonando o pecado, que tão de perto nos rodeia (Hb 12.1,2), não usufruiremos dos benefícios da graça de Deus. É preciso que haja, portanto, perseverança e responsabilidade de nossa parte em seguir ao Senhor Jesus Cristo (Tg 4.8; Cr 15.2; Ez 24.13).

Conversa franca
 
Ao apresentar esta lição sobre a graça de Deus, mostrarei-lhe que graça e misericórdia são coisas diferentes. Que tal nos aprofundarmos na discussão a respeito das diferenças entre misericórdia e graça, observando como esses elementos se relacionam? Escreva em uma folha uma redação de quinze a trinta linhas pela qual se distinga graça de misericórdia.

 

Comentários