liçao 10 adolescentes cpad


LIÇAO 10


ENFOQUE BIBLICO

“A riqueza que é ganha facilmente não faz bem à gente” PR. 20.21.

Texto Bíblico:
MT 6. 19-21
Lc 12. 13-21

FIQUE ALERTA:

Muitos filhos de pessoas ricas, confiaram que tinham tanto dinheiro que acabaram gastando toda a herança em pouquíssimo tempo, ficando pobres e ate dependendo dos outros. Sabe por que isso acontece? O Manual do Fabricante diz que é “porque tanto a riqueza como os governos não dura sempre” (PV 27.24). tudo passa. Nossa juventude, nossa força.nossos planos e, ate mesmo a nossa vida! (Sl 90.9; 1 Pe 1.24), claro, que no sentido unicamente físico, porque no aspecto espiritual e pleno sempre existiremos (MT 25.46).

Você sabe qual e a maior herança que um pai pode deixar para um filho?
Aproveite a aula para aprender.

PALAVRA VIVA.

“Dinheiro não traz felicidade.” Talvez você tenha ouvido este ditado por ai. Outras pessoas dizem o contrario. “Pouco dinheiro não traz felicidade.” Com qual dessas afirmações você concorda? Antes de responder, é melhor primeiro o que é felicidade para as pessoas. Quem algum dia não pensou: “Se meus pais fossem milionários eu teria um futuro garantido e seria muito feliz. “será? Bem, se você pensa assim, então possa explicar porque tantos filhos de pessoas ricas vivem insatisfeitos, tristes, drogados e depressivos. Não sabe? Bem, vamos analisar o assunto em dois textos.
Jesus falou sobre um jovem que tinha muitas heranças e, antes mesmo que seu pai morresse (pois só se recebe uma herança após a morte de quem possui os bens), ele exigiu sua parte e partiu para uma terra distante. Lá, depois que gastou tudo, ficou sem amigos e teve que trabalhar de maneira pesada para sobreviver. Sabe onde é que ele encontrou felicidade? Na casa de seu pai, que o acolheu novamente (Lc 15. 11-32).
O apostolo Paulo deu uma orientação ao jovem Timóteo para que este aconselhasse os ricos (1Tm 6. 17-19).
É exatamente isso que Jesus disse, quando ensinou que devemos ajuntar riquezas no céu e não na terra, pois aqui elas acabam, no entanto, La no céu elas permanecem intactas e seguras (MT 6. 19,20). Ele destacou ainda o fato de que esse assunto e muito importante, pois onde estiver a nossa riqueza ai também estará o nosso coração (MT. 6.21)

Muita gente mesmo tendo dinheiro ainda é triste e insatisfeita, porque ele não é a fonte da felicidade, e jamais poderá trazê-la.

Como temos um modo correto de funcionamento (que significa dizer que temos uma regra de fé e conduta a ser seguida, e preciso descobrir o que o Criador planejou como fonte de felicidade para os seres humanos. O que o criado planejou como fonte de felicidade, para os seres humanos. O Manual do Fabricante nos responde: “Quem teme ao Senhor terá a sua vida longa, feliz e tranquila” (PV 19.23). o temor ao Senhor é a fonte. Você se lembra do que aprendemos na quarta lição acerca do que significa “temer a Deus”? Se não, leia Provérbios 8.13.

 
Você vale o que tem – Um estilo muito medíocre de viver

“A pessoa não vale o que ela é, mas sim o que ela tem”. È algo que muitos falam. E, você pode observar que para aqueles que não temem a Deus e assim mesmo. Sobram “amigos” para pessoas que têm dinheiro (PV 19.4). Pelo que você estudou na lição de numero oito sobre a diferença entre amigos e colegas, essas pessoas que se aproximam de outras somente porque são ricas, são mesmo sinceras e interessadas em sua amizade? São amigos de verdade? Você sabe que resposta é “não”! Imagine uma pessoa que e valorizada apenas pelos seus bens. Que coisa mais triste. Que estilo medíocre de viver! Você sabe o que é ter um estilo de vida medíocre? É você saber que tem muita gente em sua volta, não se desvalorize, nem se sinta inferior por não ser filho de gente rica. O nosso modo correto de funcionamento, se encontra no Manual do Fabricante. E observe o que ele nos diz sobre esse assunto: “E continuou [Jesus], dizendo a todos: _ Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas” (Lc 12.15). Não são os nossos bens ou a falta deles o que nos caracteriza ou demonstra quem realmente somos. Por isso, não e correto pensar que valemos pelo o que possuímos.
Contribua mas não seja consumista

Tudo o que esta sendo dito não quer dizer que o dinheiro seja algo mal, ou mesmo do diabo. O que se você é uma pessoa de família rica esta perdida. Nada disso. A Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1Tm 6.10), e não o dinheiro. É a maneira como procuramos o dinheiro, ou a forma como o usamos que se torna mal. Paulo ainda diz ao jovem pastor Timóteo, que “algumas pessoas, por quererem tanto dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimento.” Ele esta se referindo às pessoas que eram crentes, mas que deixaram de ser, por viverem somente em função do dinheiro.

Por outro lado, não e correto viver “esbanjando” o dinheiro que seus pais ganham com tanto esforço. Esbanjamento e sinal de indisciplina e falta de domínio próprio, típico de quem ainda não observou e não compreendeu o Manual do Fabricante. O desejo de ter algo mais novo e moderno a idéia mais utilizada e difundida atualmente. Além do mais, existe uma grande quantidade de coisas que compramos simplesmente porque a mídia nos pressiona. Essas coisas, na maioria das vezes são desnecessárias. Muitas delas nos jamais vamos utilizar. Assim, por causa do apelo consumista agressivo e descontrolado feito pela mídia em geral, muitas pessoas são levadas a comprar além do que podem pagar e assim endividam-se, o que traz sérios problemas. Faça a diferença e auxilie como que puder em sua casa, pois isto e agradável aos olhos do Senhor.
Aproveite a melhor parte

Mas, afinal de contas, o que é melhor que uma grande herança financeira? Você certamente leu a historia das duas irmãs – Marta e Maria – muito diferentes entre si, que tiveram o privilégio de ter Jesus como visita em sua casa (Lc 10. 38-42). Maria reconheceu a importância de quem estava ali e sentou-se para ouvir os seus ensinamentos. Marta, fazendo seu serviço de casa (o qual deve ser feito, pois não tem quem suporte uma casa suja e desarrumada), pensava apenas em cumprir sua rotina achando que ali estava uma pessoa comum. Às vezes isso acontece conosco. Ficamos tão envolvidos com os nossos deveres e objetivos para “vencermos na vida”, que esquecemos de aproveitar a melhor parte, isto é, aquilo que ninguém poderá tirar da gente. O conhecimento da Palavra de Deus e seu resultado – a Fé e a salvação – são coisas valiosíssimas e eternas que, ninguém, alem de você mesmo poderá tirar-lhe.

Valores Cristãos: a proteção da família

Quando seus pais lhe ensinaram a amar ao Senhor, a reconhecê-lo como salvador e ler a Bíblia Sagrada – nosso Manual do Fabricante – estavam lhe dando a melhor herança que existe! Leia salmos 119-162. pode ter certeza isto é o que existe de mais importante, já que, tudo passa, só a Palavra de Deus permanece para sempre. Pois significa que você encontrou um grande tesouro! Além do mais, é uma ordem que eles receberam de Deus e, precisam cumpi-la (Ef 6.4).
Com os sábios conselhos e ensinamento de sua família, você está protegido (Dt 22.8). Esta foi um ordem divina (Dt 6. 1-9) que, justamente por não ter sido cumprida, trouxe sérios problemas para ao povo de Israel (Jz 2.17; 2 Cr 29.6). Por favor não queira repetir o erro. Seja obediente e siga as instruções do seu Manual.

O segredo da bênção

O segredo da benção está – como já foi dito varias vezes - em ser aquilo que fomos criados para ser: “Quem teme o Senhor e é humilde consegue riqueza, prestigio e vida longa” (PV 22.4). Ainda que essas promessas não sejam de coisas materiais, elas são maravilhosas porque proporcionarão felicidade verdadeira.
Ah! Já ia me esquecendo! Certa vez após Jesus pregar a Palavra de Deus, uma mulher gritou bem alto, que feliz era “a mulher que pôs o Senhor no mundo e o amamentou”, mas Ele respondeu-lhe “felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela” (Lc 11.27,28). E é isso que você tem feito. Alegre-se, pois você é mais que milionário!

Conversa franca


Onde está o seu coração? “Como assim?” Você poderá dizer: “Esta em meu peito, ora” Não, não é disso que estou falando. Refiro-me ao que você mais valoriza. O que é que tem mais valor pra você? Jesus, em Mateus 6.19-21, disse que onde estivessem o nosso coração (os nossos sentimentos, a nossa razão de viver). Portanto, pense bem em que você tem colocado sua confiança e a sua esperança.








Comentários