O QUE DEU ERRADO COM A FAMILIA?

Subsídios para a lição – Vivendo em família (Adolescentes)
Sabemos que, o nosso Deus é um ser perfeitamente bom , que em santo amor cria, sustenta e está no controle de tudo e que, apesar de ter criado tudo, não criou o mal. Ele criou a possibilidade do mal a partir do momento em que criou seres vivos com livre arbítrio, sendo assim, é Ele quem determina como tudo deve funcionar, e, o que sai dos seus padrões o desagrada. Assim é a família, Deus a criou e também define os padrões de comportamento da mesma e os ensinamentos do mundo que foge desses padrões tornam-se abomináveis diante d’Ele que jamais muda os seus princípios morais para a família.

Tais padrões divinos quando quebrados, acarretam para quem os quebram, conseqüências devastadoras, a exemplo disso, temos Adão e Eva que desobedeceram e fugiram aos padrões divinos que encontramos no livro de Gêneses “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2.16-17). Nasce então, o pecado, que veio à tona através da escolha dos seres criados por um Deus perfeito e justo que lhes deu a chance de escolherem o que queriam (obedecer ou não – bem ou mal) sem se tornar um ditador.

O ser humano tem por herança a conseqüência dessa desobediência ou “pecado original” por isso todos nascem pecadores "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". (Rm 3.23). Porém nem tudo está perdido conforme Paulo nos ensina “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Rm 6.1-4). Amém!

O mundo relativista em que vivemos que está mergulhado no pecado e tem escolhido desobedecer os padrões de Deus, tem ensinado seus próprios padrões familiares onde, tudo se pode dependendo do gosto das pessoas. Isso tem trazido conseqüências avassaladoras para nossa sociedade onde a composição de uma família segundo os padrões divinos tem sido deixada de lado e nascido então uma nova regra relativista onde não tem importância se a família é composta por dois pais ou duas mães entre outras composições, o que importa é que eles se sintam felizes, sendo assim, deixam de lado os propósitos de Deus para a família verdadeira e mergulham no pecado e desobediência.

Lembremos-nos, pois, dos valores familiares que Deus instituiu e não nos conformemos com o relativismo da sociedade “E não vos conformeis a este mundo” e tão somente com a idéia distorcida de que o pecado o qual temos por herança não tem solução porque na bíblia diz que “o mundo jaz no maligno” e outros versículos que ouvimos por aí que são colocados de forma isolada e fora do contexto ou sem se procurar entender o verdadeiro sentido de aplicação dos mesmos.

Existe solução para as famílias serem restituídas, sendo o primeiro passo colocar Jesus Cristo no meio delas e prosseguir seguindo os padrões Divinos instituídos desde o princípio para a mesma, e com certeza essa será uma família próspera e feliz onde, os padrões mundanos distorcidos pelo pecado não reinam.

Jeovanir M. Terêncio

Comentários