Lição 12 – EU SOU UM MISSIONÁRIO

Texto Bíblico: Marcos 16:15-20




“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.”



Enfoque Bíblico: Isaías 6.8



O QUE É SER UM DISCÍPULO?



Muitos se dizem discípulos de Jesus, porém, nem sabem o que quer dizer na íntegra, ser um discípulo. Jesus deixou bem claro a ordem de continuar fazendo discípulos de todas as nações (Mateus 28:19) Porém no versículo 20, Ele deixa bem claro um pricípio ativo de que os discípulos deveriam obedecer tudo o que foi ensinado. “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” O que guarda, obedece e pratica tudo que Jesus ensinou, esse sim é um discípulo verdadeiro. Diferente do discípulo que dentro de si, não se deixa moldar inteiramente por tais ensinamentos.



Na antiguidade, discípulo consistia naquele aluno que seguia um mestre ou professor. Na maioria dos casos, esses discípulos seguiam um sábio ou um rabino que admiravam e se deixavam convencer por suas idéias. Estavam de inteira prontidão a serem moldados e transformados pelas idéias, pensamentos e ações do seu herói ou mestre. No livro de Atos dos Apóstolos os crentes são chamados de “discípulos” que por sua vez, eram leais e procuravam conhecer toda a filosofia de vida que Jesus ensinava e também procuravam a colocar em prática.



Na vida cristã concluímos então que, o discípulo só se torna discípulo, somente quando tem um compromisso de vida com o mestre Jesus Cristo.

Os cristãos em si, que se dizem discípulos de Jesus, quando não observam e põe em prática as suas leis, colocam em dúvida tal confissão de discípulo.





COMO SER UM DISCÍPULO?



Existem algumas etapas fundamentais para se tornar um discípulo de Jesus Cristo, as quais são:



Conversão: O primeiro passo para se tornar um discípulo de Jesus Cristo, é o aceitar como único e suficiente salvador. “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” (Rm 10.9) Como pode alguém ser um discípulo de Jesus sem ao menos crer Nele? Aquele que realmente se converte, entrega totalmente seus caminhos nas mãos do Senhor e busca crescer na graça e no conhecimento através experiências de vida e da Palavra onde encontra os ensinamentos do seu Mestre e se deixa moldar por esses ensinamentos. Em outras palavras, a pessoa faz matricula na faculdade do Mestre Jesus onde se torna um aluno em tempo integral.



Santificação: É evidente que Jesus na plenitude da sua santidade ensinou e cobra de seus discípulos (alunos) a santificação em suas vidas, que é uma matéria fundamental durante todo o curso na sua faculdade. O autor desconhecido de Hebreus no capítulo 12, nos da uma instrução e embutido no versículo uma exortação à santidade: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor...” Deus quer que seus filhos sejam santos como Ele é, para que através dessa santidade seu povo seja identificado no meio de tantas outras nações perversas existentes na face da terra. “Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus.” (Lv 20.26)

Através da santificação Deus vem a corroborar o lugar de privilégio ao qual nos encontramos que é a posição de discípulos de Jesus, e povo separado para ser seu.



Serviço: Muitos têm uma concepção errada de serviço cristão, a maioria pensa que o serviço consiste em trabalhos duros como capinar o terreno da igreja e coisas do tipo, mas não é só isso. O serviço cristão pode ser realizado de várias maneiras e por todos sem exceção. Prova disso encontramos nas palavras de Paulo que compara a todos os discípulos de Jesus com membros de um corpo. “Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. Assim, também, todos nós, judeus e não-judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo (...). (1Coríntios 12:12-13)

Entendemos que em uma igreja, existem vários serviços para seus muitos membros, porém, muitos desses membros se sentem excluídos ou inferiores por não realizarem serviços que julgam ser honrosos, mas, Paulo continua no mesmo capítulo, mostrando que cada parte de um corpo é necessária e indispensável para o mesmo. “Pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas. Se o pé disser: Já que não sou mão, não sou do corpo, nem por isso deixa de ser do corpo.” (vv.14,15) Sendo assim, entendemos que todos os membros do corpo têm uma função fundamental no mesmo, e, não tem o porquê de algum membro ficar sentado no banco dizendo não ter oportunidades praticar algum serviço na igreja, pois, de capinar até pastorear, tem um lugarzinho para todos os membros. “Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis. Se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo. De fato, existem muitas partes, mas um só corpo.” (vv18, 19).





EU SOU UM MISSIONÁRIO!



Na bíblia não existe o termo missionário, mas, o termo em grego que expressa valor correspondente é (apostele ou apostellein) apóstolo, que significa um enviado para realizar uma tarefa, ou aquele que é enviado, mensageiro ou embaixador.



Todo missionário que é enviado para levar uma mensagem precisa se encaixar em um perfil, pois, se for ao campo sem a falta de algum requisito, poderá não ter eficácia no trabalho de levar uma mensagem salvífiaca e nem poderá agüentar a perseguição que existe sobre tais mensageiros.

Vejamos o perfil de um missionário:



1. Um cristão com identidade e compromisso com Deus e a igreja local.

2. Um conhecedor das escrituras.

3. É uma pessoa disposta a servir.

4. Uma pessoa submissa a igreja e seu governo.

5. Uma pessoa desprendida da vida, e bens terrenos.

6. Uma pessoa consciente dos desafios e sofrimentos inerentes à Missão

7. Uma pessoa cheia de paixão pelas almas perdidas.

8. Uma pessoa que segue as orientações do Espírito.

9. Uma pessoa cheia de fé e ousadia.

10. Uma pessoa que vê além de sua igreja, cidade e país.

11. Ela vê o mundo todo como um campo missionário.

12. Não é etnocêntrica, preconceituosa e sectarista.





Existem também conceitos errados sobre um missionário, os quais são:



SUPER-HERÓI: Missionário não é um super-herói, que cura, liberta e ajuda todo mundo e também é imune aos muitos ataques do seu arque inimigo, não é perfeito e nem imune ao sofrimento.



TURISTA: Não é um turista bancado pela igreja. Infelizmente muitos quebram a cara quando se deparam com a realidade lá fora, pensam que serão enviados em um tour para conhecer outros países e culturas, mas, quando se deparam com a opressão e a realidade de vida dos nativos, não agüentam e voltam para casa sem cumprir sua verdadeira missão.



MENDIGO: O Missionário não é aquele que vive de migalhas dos outros, não é aquele que vive sozinho sem ninguém para conversar, que ganha roupas velhas e rasgadas daqueles que não as querem mais, não é aquele que não tem dinheiro para comer, abandonado e esquecido pela sociedade que o ignora sem ao menos estender a mão.



GANHADOR DE TODAS AS ALMAS DO MUNDO: O Missionário é incumbido de pregar o evangelho, o Espírito Santo é quem convence o ser humano, que na maioria das vezes, não se prostra diante o toque em seus corações e resolvem continuar no erro.



CONCLUSÃO



Aquele que quer ser um bom professor, que seja primeiro um bom aluno. Aquele que quer ser um bom Missionário, que seja primeiro um bom discípulo.



Jeovanir Mendonça Terêncio

Comentários