– Lição 11 - PROBLEMAS ENFRENTADOS NA OBRA MISSIONÁRIA

PROBLEMAS ENFRENTADOS NA OBRA MISSIONÁRIA – Lição 11





Texto bíblico: 2 Coríntios 10.16





Enfoque bíblico: Mateus 9.37

“Então, disse aos discípulos: A ceara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros”





INTRODUÇÃO





Na leitura Neo Testamentária, tiramos a conclusão que a obra missionária sempre sofreu problemas, principalmente perseguições.

Em Atos 4:1-4 vemos que Pedro e João além de terem curado um paralítico, falavam ao povo sobre Jesus Cristo, o que levantou revolta em alguns homens de autoridade da época levando-os a dar ordem para prender os dois discípulos. Um fato interessante que observamos é que apesar de serem presos, houve naquele dia quase cinco mil conversões, revelando assim que perseguições ou quaisquer que sejam os problemas enfrentados na obra missionária, não invalidam de forma alguma a autoridade, a capacitação por parte do Espírito Santo e a proteção de Deus sobre seus missionários, pelo contrário, servem de impulso para tal obra.







ALGUNS PROBLEMAS ENFRENTADOS







Problemas externos





O inimigo de Deus também tem uma missão, e ele se dedica a isso, que é ceifar almas para perecerem juntos no lago de fogo, inclusive usa muitas táticas. Existem muitos povos que são enganados através de suas culturas, tem seu entendimento cegado através do agir do domínio do mal. A cultura que é passada por gerações entre pais e filhos é um forte obstáculo para os missionários. Muitas dessas culturas levam o povo à miséria e humilhação que é resultado da falta de conhecimento da palavra de Deus, e enganação do maligno.

Guerras e conflitos políticos também são obstáculos para os missionários que na sua maioria diante dessas situações, são obrigados a deixar o país em que atuam para fugir ou da morte no campo de batalha ou fugir da morte por parte de perseguição religiosa quase sempre induzida por leis impostas por políticos extremistas de religiões opostas ao cristianismo que tomam o poder a força.







Problemas internos





Além de problemas externos encontramos muitos problemas internos, ou seja, aqueles que têm sua origem no meio do povo de Deus, que infelizmente tem sido uma barreira em potencial capaz de atrapalhar e até impedir a eficácia dos Missionários. Entre eles temos:

Distorção do evangelho

A distorção do evangelho de Jesus Cristo tem sido uma barreira enfrentada por missionários e pelas igrejas que tentam enviá-los. A mensagem é simples, Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e leva o homem para morar no céu. Infelizmente esse evangelho simples tem sido distorcido ou trocado. Paulo nos exorta através da carta aos Efésios capítulo 4 versículo 14 “para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;” Nos adverte para que não sejamos enganados através de um evangelho barato de porta larga egocêntrico e distante de Cristo.

Esse evangelho diluído tem atrapalhado a obra missionária de forma assustadora, servos não buscam mais compreender qual é “... boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2) E é da vontade de Deus que almas sejam alcançadas, “Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (1 Tm 2:3,4) Mas isso tem sido esquecido e trocado pela constante busca pela pro$peridade, acreditam que Jesus tem obrigação de lhes abençoar independente do seu modo do vida. Porém Paulo nos ensina o contrário quando escreve a Timóteo na sua segunda carta cap. 2 ver. 3,4 “Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra.” Ganhar almas é uma forma de agradar aquele que nos alistou.









Falta de amor





Quando falamos que somos a imagem e semelhança de Deus muitos pesam em um Deus de cabelos brancos barbudo com dois braços e duas pernas assim como nós seres humanos. Mas a imagem e semelhança de Deus em nós não se limitam em forma física, mas, imagem e semelhança em caráter e essência. A essência de Deus é o amor, e, nós como seus filhos temos essa característica hereditária.

Os filhos de Deus que contem características herdadas d’Ele não põem em prática o amor que lhes é dado como essência, o Apóstolo João (Apóstolo do amor) nos dá uma recomendação em uma de suas cartas: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” (1Jo 3:18) Muitos dizem que amam missões, mas não fazem nada para concretizar esse amor.









Pouco investimento em missões









A – Prioridade





Nesses últimos dias, o povo de Deus tem dado prioridade a muitas outras coisas, como, pregadores de congresso, músicos de nome, migração de crentes entre igrejas, só se esquecem que missões é um dos principais objetivos da igreja. É prioridade, é o segundo chamado do cristão, sendo o primeiro a salvação.







B – Tempo





Existem inúmeros departamentos dentro de uma igreja, em certos casos isso pode prejudicar seu bom funcionamento se seus líderes não forem bem preparados e instruídos. Uma falha muito grande é pensar que apenas o departamento da igreja local que cuida de missões, é responsável por levantar trabalhos para ganhar almas. Essa é uma responsabilidade de todos os departamentos em conjunto com o departamento de missões. Jovens correm atrás, principalmente, de jovens, os mais novos da mesma fora e assim por diante. Lembrando que se aparecer oportunidade de um ancião evangelizar um jovem, não deve perdê-la, estamos apenas falando da má distribuição de tempo e obrigações entre departamentos. O tempo gasto com missões fica assim, restrito, diminuído e dividido com outras coisas de menor prioridade.







C – Recursos financeiros





É uma lástima, mas, existem missionários que são abandonados no campo pelas igrejas que os enviou por falta de recursos financeiros. A igreja tem obrigação de contribuir direta ou indiretamente com missões. A infidelidade de muitos, também prejudica essa obra, a maioria sequer são dizimistas na igreja em que congregam. Esse dízimo poderia ser usado também como recurso financeiro para manter missionários no campo.







CONCLUSÃO







Muitos problemas vêm para assolar essa grande obra que é missão de todo servo de Deus. Sejam externos ou internos, jamais poderão impedir os filhos de Deus de cumprirem esse desejo do seu coração, Deus conta com os que se preocupam e doam suas vidas por esse trabalho, conta também, com aqueles que apóiam e sustentam essa obra, seja com recursos financeiros, ou com um alerta enviado através do ensino em suas igrejas.

Comentários