LIÇÃO 3 - JUVENIS - 2º Trimestre de 2010

LIÇÃO 3
PAIS & FILHOS
Texto Bíblico
Filipenses 2.5-8,11
Mensagem da semana

O relacionamento entre pais e filhos envolve questões importantes que precisam ser analisadas. O que os filhos desejam: Viver sem regras e limites. Ser livres para fazer o que quiserem? O que é ser livre? Quem não tem os pais controlando e orientando, é mais feliz? Por outro lado, o que os pais desejam? Cortar todas as iniciativas dos filhos? Tirar-Ihes a autonomia? Todas essas questões serão abordadas aqui para que você saiba como lidar com elas.


ENFOQUE BÍBLICO
"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito".
Provérbios 4.18
Devocional Diário

Você recebeu um dom de Deus que é de muita responsabilidade. Ensinar implica formar opinião. Quem ensina imprime nos alunos a marca de sua própria história, seus valores e princípios. Deus conta com você para fazer um excelente trabalho e, para isso, é preciso muita dedicação de sua parte. Tenha o máximo de esforço naquilo em que você sentir dificuldades e conte com Aquele que é fiel e poderoso. Deus não deixará você sozinho. Pode acreditar!
Neste trimestre, sugerimos que você pense sobre os seus próprios relacionamentos; sobre como você lida com as pessoas em geral e, especialmente, com os adolescentes. Deus cuidará de você.

Fique Alerta

Por que será que é tão difícil conversar com o pai e a mãe? Será que tem coisa que é mais fácil dizer para um colega do que para os pais? Tem hora que parece até que eles não gostam da gente, de tanto que brigam, proíbem!
A Bíblia trata dos relacionamentos dos filhos com os pais de forma prática e Interessante. Que tal conversarmos um pouco sobre o assunto?

Bíblia Em Foco

Sintonia é reciprocidade, correspondência, mutualidade...

"Haja o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus" que, sendo em forma de Deus, tornou-se homem, humilhou-se, e foi obediente ao Pai até à morte, e morte de Cruz. Jesus afirmou que Ele e o Pai eram um, referindo-se à estreita comunhão, afinidade e sintonia que tinham entre si. Jesus, durante sua estadia na Terra esteve o tempo inteiro junto do Pai. Ele orava sempre! O Mestre pedia a opinião do Pai em tudo o que fazia. Lá no Getsêmani rogou ao Pai: "Se possível, passe de mim este cálice sem que eu beba", e afirmou como Filho obediente: "mas faça-se a tua vontade, e não a minha". E Paulo ainda aconselha: "haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus" (Fp 2.5).
É possível que entre você e seu pai, ou entre você e sua mãe as coisas, às vezes, sejam mais difíceis. Talvez eles não consigam dizer ou fazer sempre o melhor, o que você espera, ou deseja. Mas Deus espera que a sua relação com os seus pais seja de obediência e união, como a relação dEle com seu Filho Jesus.

Obediência não é "cabresto"

Obediência não é uma coisa simples e fácil. A Bíblia diz que para obedecer é preciso ser sábio (Êx 31.6; 35.10). Incrível, não? O mundo diz que ser esperto é fazer o que vier à cabeça, é não se deixar levar pela opinião dos pais, é "construir seus próprios valores." Cuidado! O mundo dita e impõe valores distorcidos e rejeita os princípios éticos expostos na Bíbl ia Sagrada!
Os pais têm uma grande responsabilidade na educação dos seus filhos diante de Deus e da sociedade. O que acontecer de errado nessa tarefa dos pais resultará em danos irreparáveis para o jovem, a família, a sociedade, a igreja... O jovem cristão deve compreender isso e obedecer aos pais de forma inteligente. Jamais considere isso como viver debaixo de um cabresto.
Obediência aos pais é mandamento bíblico (inclusive com uma bela promessa de recompensa!), e não tem a ver com alienação ou ausência de reflexão. Só os sábios, os realmente inteligentes, ouvem e obedecem aos pais, porque têm maturidade suficiente para compreender que eles possuem experiências que podem Ihes ensinar e desejam sempre o seu bem.

Liberdade não é um carro sem freios numa ladeira

"Sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça" (Rm 6.16). O mundo faz pensar que é possível fazer o que" der na telha", sem restrições quaisquer, e se dar muito bem. Mas não existe vantagem nenhuma em liberar o freio de um carro numa ladeira íngreme, numa estrada sinuosa, desconhecida e cheia de barreiras. A vida é assim mesmo: uma estrada cheia de imprevistos, abismos, muros, obstáculos, curvas perigosas.
A proposta da Bíblia Sagrada é perfeita. Somos convidados por Cristo à liberdade (Jo 8.32). Libertos por Cristo, somos livres para fazer boas escolhas, que não nos trarão prejuízos. Somente a "bênção do Senhor enriquece e não acrescenta dores" (Pv 10.22).
Ser livre é não ser escravo de nada, não ser cativo. Ser livre é ter inteligência, capacidade para discernir com clareza o que é bom, mal, certo, errado e fazer a escolha acertada. O filho sábio compreende, ou se esforça por compreender, que os pais têm mais experiência (porque já viveram mais tempo) para avaliar com clareza e discernimento os fatos da vida. E aí percebe que eles, os pais, podem ser muito úteis para que ele tenha uma vida mais feliz e tranquila.

Astros e não cometas...

Tem gente que é como um cometa: aparece nos céus da nossa vida reluzente, brilhante, fantástico, empolgante, mas desaparece logo. Outros são astros brilhantes, permanentemente à altura de nossos olhos, como um porto seguro.
A Bíblia declara que devemos ser irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, e resplandecer como astros no mundo (Fp 2.15). Isso fala de postura ética, de posicionamento firme no mundo, de conceitos e valores sólidos.
O mundo considera "ridículo" o que é certo e direito. O errado é desejável. Estranho, não? Respeitar os outros, falar e comportar-se bem, ser educado, gentil é antiquado; ser rude e ignorante é moderno. O jovem cristão precisa fazer diferença, precisa ser um belo astro no meio desse mundo de trevas".

Conversa Franca

Dizem que James Cook, quando desembarcou na Austrália no século XVIII, quis saber o nome de um animal estranho que vira pulando perto do acampamento. Os nativos, não entendendo o que o navegador inglês lhes perguntava, responderam: "kan ga ru", que significa" não compreendo". Daí a origem do nome canguru ao mais comum animal da Austrália.
Interessante, não é? Imagine quantas vezes entendemos errado o que ouvimos. Muitas vezes, nem ouvimos direito. Essa é uma das maiores dificuldades nos relacionamentos. Entre pais e filhos há, normalmente, um grande abismo em relação ao tempo. As experiências de vida dos pais, muitas vezes fazem com que estes desejem poupar os filhos de decepções, tragédias, erros, tombos etc. Os filhos, por sua vez, sob proteção permanente dos pais, não conhecem os perigos e os sofrimentos da vida. O desejo de experimentar, ter liberdade e autonomia é muito grande. De certa forma, é até um impulso natural no ser humano. Porém, é necessário que os pais estabeleçam uma boa comunicação com seus filhos; dialogue com eles, sem arbitrariedade, sem imposições. E o jovem, por sua vez, precisa refletir, analisar, ouvir bem e atentamente os conselhos e orientações de seus pais. Será que meu pai tem razão neste ponto? Será que eu tenho alguma razão?

Comentários